Pergunta:

Resposta da Sú:

Olá, Su. Meu nome é C., tenho 10 anos e eu gostei muito do seu diário. Me ajudou muito, mas eu sinto muita vergonha de meu corpo, porque sou muito magra e todos ficam fazendo bullying comigo. Me ajude a não ter vergonha de mim. Me ajude a voltar a ser uma pessoa normal. Me ajude! Por favor! Bjs. C.

Querida, C., eu sei bem como é difícil ser alvo de gozações (inclusive por ser magrinha) e posso garantir a você que Deus tem um carinho todo especial por nós quando estamos em situações desse tipo.

A primeira coisa que você precisa entender com sua cabeça e com seu coração é o seguinte: Deus criou seu corpo com muito amor. Ele imaginou você e fez você existir. E Deus nunca cria nada feio ou malfeito. Portanto, você é linda e feita com perfeição. Lembre-se dessas verdades sempre que sentir vergonha de seu corpo e peça para Deus ajudá-la a se enxergar como Ele a enxerga – como uma filha muito bonita e querida. Ele gosta demais de responder a esse pedido!

A segunda coisa importante é você saber que o mundo ao nosso redor tem ideias muuuuito erradas sobre beleza e perfeição. São ideias que não têm nada a ver com aquilo que Deus planejou para nós e que fazem muito mal. Infelizmente, quando não nos encaixamos nos padrões de beleza de algumas pessoas, elas se sentem no direito de fazer gozações. Por mais difícil que seja, a melhor maneira de lidar com essas gozações é não dar bola. Faça de conta que você não liga a mínima (mesmo que, por dentro, você esteja se sentindo superchateada). As pessoas que fazem bullying gostam de ver outros sofrerem. Se você não demonstrar o quanto isso afeta você, as brincadeiras maldosas perdem a graça.

Agora, se o bullying não parar e se for algo sério, que está deixando você doente, sem vontade de sair de casa ou com pânico de ir para a escola, é preciso tomar algumas providências. Você deve conversar com seu pai, sua mãe ou outro adulto responsável e contar tudo o que está acontecendo. Essa pessoa deve entrar em contato com a coordenação da sua escola ou com os responsáveis pelo ambiente onde essas gozações estão rolando. Tem problemas que a gente não pode resolver sozinha!

Sua parte nessa história, portanto, é pedir que Deus fortaleça sua confiança no amor e no cuidado dEle. Você precisa saber que não tem nada de errado com seu corpo e que não tem motivo para sentir vergonha. É possível que, quando você estiver bem segura disso, até sua postura, seu jeito de andar e suas atitudes mudem e que as gozações se tornem menos problemáticas. E, se o povo sem noção continuar perseguindo você, peça ajuda a um adulto!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.