Vamos falar sobre bebidas alcoólicas

O assunto é polêmico e tende a despertar debates. Afinal, consumir bebidas alcoólicas é pecado ou não?

A resposta a tal pergunta não é tão simples, e o mais sensato é que você converse com seus pais e com a liderança de sua igreja para saber qual é o posicionamento de sua denominação em relação ao assunto.

Questões culturais

Dizer que um esquimó — que bebe bebida alcoólica para lidar com o frio severo — está pecando pode parecer um exagero, não é mesmo? Isso porque a bebida naquela cultura é um item de sobrevivência. Agora é algo totalmente diferente um jovem de uma metrópole que se embriaga ou uma garota que consome coquetéis para se juntar a um grupinho da escola que curte tomar todas até perder as estribeiras. Embora a Bíblia não diga explicitamente: “Tomar bebida alcoólica é pecado”, é claro que é pecado agir irresponsavelmente, colocar a própria saúde, a própria vida e a de outras pessoas em risco.  

Jesus bebia vinho?

Sim, pois beber vinho era parte de sua cultura. Agora, algo que temos de considerar é que o vinho da época de Jesus era diferente das bebidas sintéticas de nossos dias, que possuem substâncias nocivas e teores alcoólicos altíssimos. Devemos tomar cuidado com argumentos descontextualizados para justificar o consumo irresponsável de bebidas alcoólicas.

No contexto da cultura judaica, ou seja, em que as pessoas bebiam vinho, a moderação e a responsabilidade deviam nortear o consumo. Na carta de Paulo a Timóteo, escreve-se que aqueles que desejavam ser bispos não deveriam beber vinho em excesso (1Tm 3.3).

O perigo do vício

Caso seus pais ou denominação aceitem o consumo de bebidas alcoólicas, tenha o cuidado ao consumi-las. Lembre-se de que seu cérebro é facilmente adictivo, ou seja, tende a se viciar rapidamente em tudo o que produz prazer. Portanto, atenção!

Aproveite a oportunidade para conversar com outras pessoas sobre o assunto. Veja a opinião delas, pondere os pontos de vista e ouça com atenção a orientações de seus pais e líderes. Ser responsável é um chamado cristão, e isso diz respeito, inclusive, à forma como lida com sua saúde, diversão e qualidade de vida.

Você também vai gostar de ler!

Dançar é pecado?

Posso ler quadrinhos, mangás ou assistir a animes?

Namoro, beijos e amassos no cinema