Por Nancy Rue em O livro do Corpo
Um absorvente é feito de várias camadas de algodão macio e próprio para absorver líquidos. Tem uma faixa adesiva em um dos lados. Basta puxar a faixa adesiva e pressionar esse lado contra o fundo da calcinha.
Existem vários formatos e tamanhos de absorventes. Nos primeiros dias [da menstruação], você pode usar um absorvente mais grosso (do tipo maxi), pois nesse período o fluxo menstrual é mais intenso. Nesses dias, algumas garotas também gostam de usar absorventes com abas que aderem às laterais o fundo da calcinha e fornecem mais segurança contra vazamentos. Quando seu fluxo diminuir, você pode passar para um absorvente mais fino. Tanto os absorventes mais grossos quanto os mais finos geralmente têm dois formatos — reto ou com curvas —, que acompanham a anatomia do corpo e que algumas garotas acham mais confortáveis.
Protetores íntimos diários são bons para os últimos dois dias de menstruação, quando o fluxo é bem pequeno. Você também encontrará absorventes perfumados. O sangue da menstruação tem um pouco de odor, e esse tipo de absorvente contém perfumes e substâncias químicas para disfarçar o cheiro. Para algumas mulheres, porém, absorventes com perfume causam irritação na pele. Talvez seja melhor, portanto, comprar absorventes sem perfume e trocá-los com mais frequência para evitar que fique algum odor.
Absorventes internos
O absorvente interno é um cilindro estreito de algodão hidrófilo. Você o coloca dentro da vagina e ele vai absorvendo o sangue. As paredes da vagina são flexíveis e se moldam em volta do absorvente, que, por ser como uma esponja, aumenta de tamanho conforme vai absorvendo o fluxo menstrual. Depois de colocá-lo, você não sente absolutamente nada.
Por que usar um absorvente interno em vez de um absorvente comum? Porque ele tem suas vantagens.
• Se for colocado corretamente, você não sente coisa alguma.
• É tão pequeno que você pode levar até em uma bolsinha.
• Tem menos probabilidade de deixar escapar algum odor que um absorvente normal.
• Não dá para perceber que está usando, mesmo que esteja de maiô ou de biquíni.
Se absorventes internos são tão maravilhosos, por que não usá-los?
• Nas meninas mais jovens, a abertura da vagina é estreita e, portanto, pode ser que você ainda não esteja pronta para usar um absorvente interno logo no início.
• Pode dar um pouco de trabalho para colocá-lo. Talvez você queira se acostumar primeiro com a menstruação em si, antes de tentar algo novo.
• Algumas mães não deixam as filhas muito jovens usá-los. E se a mãe disser que não, fim da história, é claro. Mas pode ser que não haja problema em lembrá-la de que usar um absorvente interno não machuca você, não provoca cólicas, nem vai deixá-la doente. Se você quer usar, mas sua mãe não permite, use absorventes comuns por um tempo e tente outra vez mais tarde. Ela pode mudar de ideia com o tempo. Enquanto isso, respeite a decisão dela. •
Fique por dentro!
O artigo que você acabou de ler é um trecho da obra O livro do corpo, escrito por Nancy Rue. Nele, Nancy combina informação e diversão na dose certa e responde às dúvidas mais comuns das meninas que estão em fase de crescimento. Temas como: menstruação, o desenvolvimento dos seios, as mudanças físicas e as alterações de humor, saúde, alimentação, autoestima e bem-estar são tratados em um texto curioso e fácil de entender. Legal, né? Para ler a sinopse do livro, clique aqui.