Pergunta:

Urgente!!!!! Olha eu aqui de nooovoooo…Você já deve estar cansada de mim kk..Mas dessa vez, eu preciso da sua ajuda urgente..Meu pai é um ótimo pai, generoso e tals..Só q ele é bem..ah, irritante vamos dizer..Minha mãe esta casada com ele há 18 anos, e ele humilha muito ela, nao bate nem nada, mas diz palavras tao fortes q se tornam ate pior q um soco e tals..Tudo o a ela faz pra ele ta errado, ela n trabalha, mas isso n significa que ela nao faça nada neh?ele diz q ela passa o dia dormindo, n sabe nada, comigo tbm, diz que eu sou um nada e isso esta nos cansando muito..Já fizemos um propósito de oracao (tipo akeele filme Quarto de Guerra sabe?) e nada..oramos muito, e nada..eu antes respondia ele, agora eu to me segurando e fico quieta como minha mae..Vejo ela muito triste e sinto muita pena..parece q Deus n vê a situação de Minha familia e eu ,oro,abandono as praticas q eu fazia(erradas) leio a Biblia louvor nada…Já ta sendo difícil com a familia, pior agora com uns problemas com minha tia, a casa q a gente queria construir, e outras coisas..O pior e q eu to com uma dor horrível dentro de mim, me sinto feia, nem adianta alguem contradizer, eu sempre sou descartada em qualquer lugar, se eu faltar na escola, em uma ensaio da igreja, em uma festa, tanto faz ninguém pergunta o que houve..Eu já levei muito fora de meninos(claro que n era um namoro de Deus tals)mas sei q foi pq eu sou feia..E pra ajudar, n tenho nada do que tds tem:roupas, acessórios, familia boa, casa, celular ..só como bem rss..isso me afeta muito me ajuda..Deus Nao me responde!!To muito mal..:( socorro V.

Resposta da Sú:

Querida V., pode ter certeza de que não estou cansada de você 🙂 Pelo contrário, fiquei preocupada ao ler sua mensagem, pois imagino que você esteja, de fato, vivendo uma situação bem difícil.

Em minha opinião, a primeira coisa que você precisa entender  é que, muitas vezes, mesmo quando procuramos andar bem perto de Deus, conversar com ele o dia todo, ler a Bíblia e louvá-lo, as coisas vão “dar errado” (do ponto de vista humano) e vão ser difíceis. A nossa fé em Deus não nos isola das consequências do pecado no mundo. Ela nos fortalece para enfrentarmos essas consequências. Portanto, eu quero propor alguns desafios para você, pois dá pra notar que você é uma menina corajosa e dedicada ao Senhor!

1 – Em vez de fazer propósitos de oração e outras coisas buscando uma solução para essas dificuldades, que tal orar pedindo somente que Deus renove o ânimo de seu coração e continue a lhe dar forças e coragem para lidar com todas essas situações tão dolorosas? Peça apenas para perceber que ele está ao seu lado no meio desse caos. Eu sei que essa é uma oração beeeem difícil de fazer, mas quando pedimos a presença de Deus em nossas circunstâncias, mesmo que a situação não mude de imeditao, começamos a ver as coisas de um jeito diferente. Faça essa experiência!

2 – Sempre que bater a solidão e o sentimento de rejeição, leia Salmos 139.1-18 com bastante calma, meditando em cada palavra. Quando a frustração ou angústia apertarem, escreva em uma folha de papel tudo o que você está sentindo, sem se preocupar com grafia, gramática ou qualquer outra coisa. Derrame seus sentimentos no papel. Expresse suas frustrações todas, sem medo e sem censura. Depois, pique esse papel em um milhão de pedacinhos e jogue-os fora. Repita esse exercício sempre que precisar. Pode ser que ajude a aliviar um pouco essa pressão de emoções que você está sentindo.

3 – Separe um caderninho para anotar os motivos de gratidão. Eu comecei a fazer isso um tempo atrás e tem sido uma experiência incrível, daquelas que mudam o tom da nossa vida! Todos os dias, anote no mínimo três coisas boas que Deus lhe deu. E lembre-se de que tudo que temos, por menor que seja, é presente de Deus.Obrigada, Pai, pelo pão com margarina, pela minha camiseta favorita, pelo formato do meu nariz (rs), pela cor dos meus olhos, pelo meu travesseiro… porque o sol nasce todos os dias, porque o Senhor está aqui…Quanto mais você prestar atenção, mais motivos vai encontrar! Esse é um remédio poderoso para lidar com os sentimentos de que não temos aquilo que os outros têm, de que Deus não está nos dando algo de que precisamos.

4 – Peça para Deus colocar em sua vida (e, quem sabe, na vida de sua mãe), uma pessoa que possa caminhar mais perto de você nessa fase difícil. Deus atende essa oração de várias formas – por meio de pessoas da família, da igreja, de psicólogos e conselheiros. Quem sabe é hora de você olhar em volta e começar a procurar alguém que possa ouvir você, orar com você  e dividir esse peso todo.

Deus prometeu suprir todas as nossas necessidades, tanto materiais como espirituais e emocionais – no tempo e do jeito dele, que às vezes são diferentes do nosso.

Minha oração por você é para que Deus fortaleça sua fé e sua confiança nele para experimentar tudo de bom que ele já preparou para você (mesmo coisas que, no momento, parecem apenas sonhos distantes).

E lembre-se de que você não está sozinha. Sempre que quiser, passe por aqui!

Kisses,
Su