Pergunta:

Resposta da Sú:

Ei Su! Ando acompanhando as FaithGirlz nos livros e nas redes sociais, e sempre tem ajudado. Bom, tenho uma “amiga” de infância que vive me copiando desde que me entendo por gente. Tudo o que eu faço ela sempre quer fazer melhor, e na maioria das vezes acaba fazendo, me deixando muito pra baixo. Não gosto de pessoas superiores, prefiro andar com pessoas humildes, como as pessoas na Bíblia. Como faço pra manter distância dela sem deixá-la magoada? M.

Hello, M.! Que bom que você está curtindo o blog! Quanto a sua amiga, estou pensando aqui que talvez não seja o caso de você se manter afastada dela, mas sim, de você se manter afastada do jogo das comparações. Se você repara que sua amiga está copiando você e, em sua opinião, está até fazendo coisas de um jeito melhor, é porque você está se comparando demais da conta! E, adivinhe: o jogo da comparação sempre nos deixa pra baixo!
Em minha opinião, antes de pensar em se afastar de sua amiga, que tal tentar ver essa história de um jeito diferente? Muitas vezes, imitamos as pessoas que mais admiramos. Você já pensou que talvez sua amiga copie algumas coisas de você porque ela acha você o máximo? Pode ser que ela não dê essa impressão, mas talvez seja o jeito meio esquisito de ela dizer que gosta de você!
Para acabar com esse jogo de comparações, aprender a sentir-se melhor consigo mesma e, quem sabe, preservar essa amizade, você pode dar alguns passos bem práticos:
1 – Converse muito com Deus sobre esse assunto. Peça para ele ajudar você a encontrar sua identidade e seu valor próprio nestas três verdades: (a) Ele nos criou com muito amor e cada uma de nós é um “modelo exclusivo”. (b) Ele deu a cada uma de nós uma porção de talentos e capacidades. (c) E ele tem planos incríveis para nós – um roteiro de vida especial para cada uma de suas filhas muito amadas.
Quando essas verdades começam a fazer parte do nosso coração e da nossa mente, vamos vendo aos poucos que é bobagem fazer comparações. Deus vai nos dando mais autoconfiança e até mais paciência com as pessoas que querem nos copiar.
2 – Faça o seguinte exercício: da próxima vez que sua amiga copiar alguma coisa de você, pense em um elogio sincero para dizer para ela. Eu sei que é difícil, mas Deus pode ajudar você. Em vez de pensar: “Olha só! Ela comprou uma calça igual a minha e fica mais bonita nela! É pra acabar, né?”, diga para sua amiga: “Essa calça ficou legal em você”. E só. Se vierem pensamentos de comparação, lembre-se das verdades no item 1, acima.
3 – Faça uma lista de todas as coisas boas que você gosta em si mesma, do lado de dentro e de fora. Esses são presentes que Deus lhe deu. Agradeça por eles, um por um. Sempre que vier a irritação com sua amiga, expresse gratidão a Deus por aquilo que ele deu para você.
E, se ainda assim você achar que precisa se afastar de sua amiga, converse com ela antes, procure explicar o que está deixando você chateada e chegar a um acordo. Vale a pena lutar por uma amizade!

Kisses,
Su