Olá, Su. Tenho algumas dúvidas sobre aquilo que certas igrejas pregam:
- É pecado comer carne de porco?
- É errado usar joias? Li isso na bíblia no livro de Timóteo, que diz como as mulheres não devem se adornar com joias.
- Algumas amigas minhas dizem que a Bíblia que eu leio, a Bíblia da Garota de Gé, é errada, pois na Bíblia diz que não deve ser adicionado e nem tirado nada. Eu já expliquei que se trata dos ensinamentos que não podem ser mudados. Mas elas falam que não pode ter nada acrescentado, nem mesmo as ilustrações. Às vezes, fico em dúvida. Elas acham que a Bíblia mais certa é daquelas tradicionais, tipo, pentecostal. L.
Oi, L.! Achei bem legais as suas perguntas. Afinal, a Bíblia nos instrui a examinar todas as coisas e ficar com as que são boas (1Ts 5.21). É importante não aceitar tudo o que ouvimos, mesmo na igreja, sem comparar com o que a Bíblia diz.
Aí vão minhas respostas:
- Não tem nada de errado em comer carne de porco (a menos que você seja vegetariana, como eu, rsrs). De fato, no Antigo Testamento, Deus instruiu seu povo a não comer carne de porco e não fazer uma porção de outras coisas (no livro de Levítico tem um zilhão de regras desse tipo). Mas essas instruções faziam parte de um conjunto de leis que ele deu a Israel para distinguir seu povo das nações em volta que não seguiam a Deus, mas adoravam ídolos.
Depois que Jesus veio, ele deixou claro que não era mais preciso seguir esses costumes. Um episódio interessante a esse respeito se encontra em Atos 10. Leia a passagem e, se possível, um comentário bíblico que a explique. Portanto, se você gosta de um belo misto quente ou de um lombo assado, coma com alegria e gratidão! Ah, mas tem uma coisa importante: se você conhece alguém que não come carne de porco por motivos religiosos, respeite isso, mesmo que signifique precisar ser vegetariana por um dia J.
- Em 1Timóteo 2.9 o apóstolo Paulo escreve a seu amigo Timóteo com instruções para uma situação de EXAGERO. As mulheres em questão usavam uns penteados super esdrúxulos, vestiam roupas que custavam uma fortuna e andavam cobertas de joias caras. Era um problema de ostentação. Elas valorizavam demais as aparências e se esqueciam de ter uma atitude correta dentro do coração. Quando lemos a passagem dentro do contexto mais amplo, vemos que não é uma proibição para o uso de qualquer tipo de joia. Como em tantas outras áreas, na hora de escolher roupas e acessórios, precisamos ter bom senso e equilíbrio, duas coisas que Deus pode nos dar.
- Por fim, quanto à questão da Bíblia, você tem razão. O importante é preservar o conteúdodas Escrituras, e não o formato. Se fosse para radicalizar, a gente não poderia nem traduzir os textos bíblicos das línguas originais (hebraico e grego) para nossa língua, pois estaria “alterando” o texto. E aí, como as pessoas entenderiam a Palavra de Deus? E até mesmo as Bíblias mais tradicionais têm acréscimos. Você sabia que os textos originais não tinham divisões de capítulos e versículos, nem aqueles títulos que aparecem ao longo da Bíblia? Pois é, todas essas coisas são acréscimos feitos ao longo dos séculos, para nos ajudar a entender melhor o texto.
Da mesma forma, os comentários em Bíblias de estudo, como a sua Bíblia da Garota de Fé, têm o objetivo de ajudar você a compreender com clareza o que Deus está lhe dizendo na Palavra. Por isso, amiga, fique bem tranquila. Continue a ler sua Bíblia e use todos os recursos que Deus colocou à sua disposição para aprender mais sobre ele: dicionários, enciclopédia e comentários bíblicos, bem como as anotações de sua Bíblia da Garota de Fé.
E, sempre que tiver uma dúvida, fique à vontade para escrever. Será um prazer responder!
Kisses,
Su