Hello, A.! Sinto muito por sua perda, amiga. Entendo que seja difícil expressar para outros esse novo momento, mas é normal e saudável você pensar em começar de novo.
A meu ver, uma forma de começar a conversar sobre isso com sua mãe é dizer o que você disse aqui. Se vocês nunca falaram sobre esse assunto, pode ser interessante você explicar como se sentiu quando seu namorado faleceu. Também pode ser proveitoso você contar mais sobre esse novo garoto, caso sua mãe não o conheça. Quem ele é? De onde vocês se conhecem? Quais são as qualidades que você vê nele?
E vale comentar com sua mãe que a companhia e o apoio dela nessa etapa são importantes para você e que, embora não seja fácil tratar desse assunto, você quer começar esse diálogo.
Se lhe parecer complicado dizer tudo isso pessoalmente, escreva uma carta (ou mensagem) para sua mãe. Ou grave um áudio. Peça para Deus lhe dar as palavras para se expressar com simplicidade e objetividade. Deus entende tudinho de relacionamentos, se interessa profundamente por tudo o que acontece conosco e gosta muito de nos ajudar nessas questões. Fale com ele. E, se você ainda não tem o hábito de conversar com Deus de um jeito bem pessoal, veja aqui: http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/01/a-coisa-mais-importante-que-voce-precisa-saber/
Lembre-se de que não existe somente um jeito certo de iniciar uma conversa. O simples fato de você procurar sua mãe para tratar desse assunto já é um ótimo começo. Confie que Deus pode ajudá-la com o próximo passo 🙂
E, sempre que quiser trocar uma ideia, é só passar aqui. Estamos à disposição!
Kisses,
Su