Querida S., só posso imaginar o tamanho do seu dilema. Pelo jeito, porém, você mesma já sabe a resposta de sua pergunta: separar-se dos dois. Quando sentimos atração, paixão, afeto romântico por duas pessoas é sinal de que, no fundo, não gostamos de verdade de nenhuma delas, pelo menos não o suficiente para chamar de amor e assumir um compromisso sério. O namoro é um compromisso exclusivo, que tem por objetivo conhecer melhor a pessoa e, possivelmente, levar ao compromisso de casamento, que é para o resto da vida. Se existe a dificuldade de ser fiel a uma pessoa durante o namoro, é impossível levar esse relacionamento adiante. E, se um namoro não tem futuro, não existe motivo para mantê-lo.
Eu sei que suas circunstâncias são complicadas. Obviamente não é fácil estar afastado do namorado dessa forma, sem poder conviver e conversar como fazem outros casais. Se, contudo, existisse amor verdadeiro, você não estaria olhando em volta e se sentindo atraída por outra pessoa.
Além disso, se você é cristã, a grande prioridade em sua vida é seu relacionamento com Deus. E, pelo visto, esses relacionamentos não estão ajudando em sua caminhada com o Senhor.
A confirmação sobre o casamento precisa vir de Deus diretamente para você. Não aceite apenas a palavra de outras pessoas a esse respeito. Isso é muito perigoso e pode causar um bocado de confusão! Deus quer se comunicar conosco de forma direta, por meio da leitura da Bíblia e da oração.
E, por fim, se Deus tem uma grande obra para realizar na vida dessas duas pessoas. Deus vai fazer isso no tempo e do jeito dele. Você não precisa estar envolvida com nenhum desses rapazes para que Deus realize os propósitos dele na vida de um ou de outro (ou dos dois).
Meu conselho, portanto, é que você se afaste desses dois rapazes, pelo menos por alguns meses. Eu sei que estou lhe dizendo algo bem difícil. Mas, enquanto você estiver envolvida de algum modo com eles, vai ser muito difícil ter clareza e calma suficiente para entender o que Deus quer lhe falar. Use esse tempo de afastamento para conversar muito com Deus e buscar a vontade dele além dos seus sentimentos. Confie que Deus vai lhe mostrar o caminho. Confie também que, se um desses rapazes faz parte dos planos de Deus para você, Deus vai encaminhar as coisas da forma correta, no tempo correto, sem essas complicações que você está vivendo agora. Creia nisso e fique em paz!
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui.
Kisses,
Su