Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida A., existem algumas coisas práticas que vocês podem fazer sobre essa questão bastante delicada. Primeiro, lembrem-se de que um abuso sexual não precisa definir sua vida. Sim, é um acontecimento traumático e triste, mas Deus tem graça e poder muito maiores que qualquer acontecimento e pode dar cura e restauração extraordinárias. Digo isso por experiência própria 🙂

Segundo, Deus coloca em nossa vida pessoas habilitadas por ele para nos ajudar a lidar com essas questões. Se esse abuso está afetando seu namorado e você, minha sugestão é que vocês busquem ajuda de um psicólogo ou conselheiro cristão experimente antes de casar. Quanto mais profundamente essa questão for tratada antes do casamento, melhor será para vocês dois  e para seu relacionamento!

Terceiro, orem a esse respeito (se possível, juntos). Não existe nada de errado em você dizer para seu namorado que o sofrimento dele entristece você também. Se vocês vierem a se casar, vão compartilhar dores (e alegrias) ao longo da vida toda. Mas nunca vão precisar carregar esses pesos sozinhos! Podem sempre levá-los para Deus em oração, sabendo que ele não apenas consola e fortalece, mas também coloca em nossa vida as pessoas certas para nos ajudar a levar nossos fardos. Comecem agora mesmo, portanto, a formar o hábito de apresentar todas as suas dificuldades para Deus – juntos.

Reflita sobre essas questões, busque direção de Deus e peça para ele colocar no caminho de vocês alguém que possa caminhar junto com vocês dois nessa questão. Confie que, no tempo certo, Deus enviará ajuda!

E, se quiser falar sobre esse ou qualquer outro assunto, escreva novamente. Estamos aqui para isso!

 

Kisses,

Su