Hello, D.! Estava aqui pensando em duas coisas que você falou e que, em minha opinião, estão sendo fonte de angústia desnecessária para você.
Primeiro, é verdade que depressão pode ter componentes espirituais, MAS, muitas vezes a depressão é um problema primeiramente físico, que mexe com elementos químicos do seu cérebro, hormônios e outras coisas do corpo e que não têm absolutamente nada a ver com opressão demoníaca. A gente precisa cuidar muito para não atribuir tudo ao Inimigo, pois algumas coisas são simples resultado de vivermos em um mundo imperfeito, em que existem enfermidades – e muitas delas não são ligadas a ataques de Satanás nem a pecados pessoais. Precisamos tomar cuidado para não dar mais crédito e poder a Satanás do que ele tem (e, diga-se de passagem, comparado com o poder de Deus, o poder do Inimigo é minúsculo).
Como qualquer outra doença, a depressão precisa de cuidados médicos especializados. Meu conselho, portanto, é que você procure um clínico geral ou, melhor ainda, um psiquiatra e conte o que você tem sentido. Se o diagnóstico for mesmo de depressão, é possível que o médico receite algum medicamento apropriado para estabilizar o humor e renovar seu ânimo. Também pode ser ótima ideia você fazer acompanhamento com psicólogo para tratar de questões que talvez estejam contribuindo para essa dificuldade. E, por fim, outras enfermidades também precisam ser tratadas por médicos especializados. A medicina, os profissionais dessa área e os remédios são presentes de Deus para abençoar nossa vida e, muitas vezes, é por esses meios que Deus responde nossas orações. Falo isso tudo por experiência própria, amiga. Não deixe que preconceitos e ideias equivocadas que circulam em alguns meios cristãos impeçam você de receber em sua vida as bênçãos que Deus talvez tenha preparado por meio desses recursos (afinal, quem capacita os médicos, os cientistas, os psicólogos – sejam eles cristãos ou não – é Deus!).
Outra coisa é essa questão de o Inimigo entrar em você ou obrigá-la a fazer coisas. Essa não é uma doutrina bíblica! A Bíblia diz muito claramente: “Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles” (1João 5.18). Também diz: “O Senhor Jesus é fiel. Ele lhes dará forças e os livrará do Maligno” (2Tessalonicenses 3.3). É verdade que o Inimigo pode nos tentar a pecar, pode levantar obstáculos e até usar problemas para dificultar nossa vida. Mas nada disso acontece fora do controle de Deus, aquele que é Soberano sobre nós. E o Inimigo jamais pode invadir uma vida que foi entregue a Cristo. Satanás não tem poder sobre você! Você está protegida pelo sangue de Jesus – sempre. E o sangue de Jesus “nos limpa de todo pecado” (1João 1.7).
Ir à igreja e ser batizada são duas coisas importantes. Mais importante ainda, porém, é que você tenha um relacionamento pessoal com Deus, buscando ajuda, forças e direção dele a cada dia. E que você tenha forte consciência de que nosso Deus nos guarda, nos conduz e nos ama imensamente. Em vez de gastar tempo pensando em ataques do Inimigo, volte seus pensamentos para a graça, a misericórdia, o poder e o amor de Deus, que são muuuuito maiores do que qualquer intenção de Satanás. Deus já venceu o Inimigo e está protegendo você. Apegue-se a essa verdade!
Aproveito para recomendar que você leia os textos do meu blog sobre espiritualidade, que falam mais sobre essa vida de graça e paz que encontramos em Deus. Veja aqui:
E, se quiser conversar mais ou tiver mais dúvidas, passe aqui novamente. Estamos à disposição!
Paz de Cristo para você. Até a próxima!
Kisses,
Su