Hello, M.! Você é sempre bem-vinda aqui. Muito obrigada por sua confiança e disposição de explicar um pouco melhor o que aconteceu e anda acontecendo em sua vida.
Quanto à alimentação, de fato em geral é super errado comer sem ter fome e, em alguns casos, é gula mesmo. MAS (e esse mas é beeeeem importante), às vezes nosso apetite fica desregulado por uma série de motivos, o que significa que não podemos confiar nele. Nessas horas, precisamos confiar em pessoas que Deus coloca em nossa vida para nos ajudar a manter a boa saúde e disposição necessárias para servi-lo com dedicação. Ascetismo (dê uma pesquisada nessa palavra – é bem interessante) é uma ideia que a Bíblia não apoia e, com certeza, não contribui em nada para nosso crescimento espiritual.
E, por falar em crescimento espiritual, uma coisa que observei em sua descrição foi uma questão de foco. Em minha opinião, um dos motivos de suas angústias espirituais é que você está (ou talvez estava) dedicando tempo e esforço demais a olhar para si mesma: seus pecados, suas falhas, sua incapacidade de agradar a Deus. Eu gosto muito do que diz em Hebreus sobre isso. Depois de o autor falar no capítulo 11 sobre os “heróis da fé” (alguns dos nomes mencionados são de pessoas extremamente imperfeitas, aliás), ele fala no capítulo 12 sobre nos livrarmos do peso do pecado para corrermos melhor. Mas o foco dele não é o pecado, nem o pecador. Veja o que diz Hebreus 12.2. A instrução é para manter nosso olhar fixo em Jesus. Ou seja, a maioria dos nossos pensamentos não deve ser sobre nossos erros, nossas imperfeições, nossa dificuldade em resistir ao pecado. A maioria dos nossos pensamentos deve ser sobre o amor de Jesus; o sacrifício dele por nós; a santidade que já temos nele; o fato de Deus nunca mais se irar conosco, pois já derramou toda sua ira sobre Jesus na cruz; o trabalho que o Espírito Santo está fazendo em nós, de nos tornar cada dia mais semelhantes a Cristo. Esses devem ser os nossos pensamentos mais frequentes. E, quando pedimos ajuda de Deus para manter nosso foco em Cristo, isso trata de muitas das angústias e desânimos que nos assolam e que o inimigo tenta usar para nos afastar de Deus. De fato, todos os cristãos verdadeiros passam, pelo menos uma vez na vida, por uma fase como essa que você descreve. Mas, a maneira de sairmos de verdade dela e não entrarmos outra vez é manter o olhar em Cristo. Ele é muuuuuito maior que nossas limitações e fraquezas e ele nuca jamais vai nos deixar no meio do caminho (lembra-se de Filipenses 1.6?).
Portanto, minha amiga, olhe para ele. Quem santifica você é o Espírito, e não você mesma e quem mantém você salva e faz sua fé crescer, também é ele. Quem purifica você é ele. Qualquer coisa que façamos é resultado da obra dele. Tudo o que você vai ler em 1João precisa ser praticado com forças de Deus, e não suas. Aliás, talvez você se interesse em ler este texto que escrevi esta semana:
http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/03/a-salvacao-e-para-sempre/
E você tem razão. Deus permitiu que eu passasse por muitas situações bem dolorosas e, com certeza, ele está usando isso para o bem. Meu desejo é que ele me ajude a consolar outras pessoas com a mesma consolação que ele sempre me dá (veja 2Coríntios 1.3-6). Houve dificuldades, porém, que foram consequência natural de eu não manter meu olhar fixo em Jesus. Claro que Deus não desperdiça nenhum sofrimento, mas existem sofrimentos que podem ser evitados. Que Deus nos ajude a olhar muito mais para a perfeição dele e que ele possa continuar usando nossa vida para abençoar outras, conforme a vontade dele 🙂
Até a próxima!
Kisses,
Su