Pergunta:

Su, to chateada esses dias pq além de tá em semana de provas na faculdade, uma por semana. Acho que minhas “amigas”, as meninas que eu ando, não gostam realmente de mim, uma delas fecha a cara quando eu estou falando , depois de uma situação que “minha amiga me colocou no grupo que era da simulação da prova que iríamos fazer, junto com outras pessoas, mas daí ela ficou chateada pq eu não comentei sobre essa simulação da prova, mesmo eu sabendo disso. Sendo que várias pessoas n sabiam, pq era algo restrito entre poucas pessoas.” Enfim, ela desde então tem andado “afastada “ de mim, e nesse dia que elas descobriram (que eu contei pessoalmente depois) , encontrei ela c as outras minhas amgs falando disso, mas não sei se tavam falando de mim, pq na hora que eu cheguei elas pararam, e eu perguntei oq elas estavam falando e elas falaram que realmente era sobre isso, mas nada em relação a mim. Enfim, fico chateada pq eu gosto delas e não queria me afastar, não tenho muitas amigas na faculdade e parece que todo mundo já tem um grupinho. Me sinto mal, pq a faculdade era o lugar onde eu mais me sentia bem, agora parece que tá tudo meio chato. Sendo que uma amiga nossa (que não é tão próxima da gente) também sabia, e não falou e foi de boa. Enfim, me sinto mal. Não quero ficar excluída e que eles me evitem. Mas não sei oq fazer mais? K. / Su, sinto que minhas amigas da faculdade não gostam de mim, e só ficam ali comigo por conveniência ou só me suportam. Não sei, não sinto amor e carinho delas, e vc sente quando é amada. Fico triste pq não consigo ter vínculos maiores com outras pessoas, somente com elas. Mas parece que eu incomodo. Me dói pensar isso. O que posso fazer? (Ore por mim por favor.) K.

Resposta da Sú:

Hello, K.! Puxa, que experiência difícil você está passando com os relacionamentos na faculdade. Às vezes, em situações como essa, não tem muita coisa para fazer. É continuar tentando ser amigável e autêntica e confiar que Deus está vendo tudo isso. Ele conhece perfeitamente nossa necessidade de bons relacionamentos, tanto mais superficiais (amistosos, com colegas) quanto mais profundos (com uma ou duas pessoas mais próximas). Eu sei que não fácil ter estar todos os dias em um ambiente no qual você não se sente aceita. Deus também sabe e só ele pode lhe dar forças e sabedoria.

Minha sugestão é que você procure não ficar analisando demais cada expressão, cada fala, cada interação. Não estou dizendo que a avaliação que você fez da situação está completamente errada, mas apenas que talvez, neste momento, não seja produtiva. Já aconteceu mais de uma vez comigo de eu achar que um grupo de pessoas não gostava de mim, ou que estava incomodando quando, na verdade, não era isso. A questão não era comigo, mas relacionada a outras coisas. A gente não conhece todas as histórias das pessoas do nosso convívio. Não sabe o que aconteceu antes de elas saírem de casa e o que elas estão trazendo na “bagagem” quando se encontram conosco. Muitas vezes, atitudes que a gente não consegue explicar não têm a ver diretamente conosco. E, se a gente se aproxima das pessoas já achando que elas não gostam de nós ou que estamos sendo incômodas, isso acaba atrapalhando. Como disse acima, procure interagir com suas colegas de modo natural e veja o que acontece com o tempo. Claro que sempre é importante continuar orando e pedindo para Deus mostrar se existe algo que você possa fazer de forma diferente nesses relacionamentos, mas sem ansiedade, escolhendo crer que Deus vai lhe indicar o próximo passo e lhe mostrar se você precisa fazer algo de forma diferente. Peça, também, para Deus lhe dar paciência, pois alguns relacionamentos levam tempo para se desenvolver.

Orei por você, amiga, pedindo para Deus lhe dar forças e sabedoria e suprir suas necessidades relacionais. E peço que ele continue a derramar graça sobre sua vida de forma que ela preencha você e transborde para outros ao redor!

Paz de Cristo para você e um alegre Natal!

Kisses,

Su