Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, R.! Na verdade, a questão que você levantou é bem mais complexa e controversa do que talvez você imagine, kkk. Pessoas de linhas teológicas diferentes veem esse assunto de formas diferentes. Vou lhe dizer qual é a perspectiva da linha que eu sigo, ok?

A Bíblia diz que o casamento foi criado por Deus e que é para a vida toda (Gn 2.23-24). Além disso, a Bíblia também diz que Deus odeia o divórcio (Ml 2.16). Em outras palavras, para começar, casar-se e separar-se não é o ideal de Deus para ninguém. Mas, Jesus também disse que há casos (especialmente quando acontece o adultério) em que o divórcio é permitido por causa da dureza do coração das pessoas. Recomendo que você leia Mateus 19.5-9.

Além do adultério, as outras coisas que podem romper a aliança de casamento são abandono e abuso (que é o mesmo que abandonar/deixar de cuidar do cônjuge) (1Coríntios 7 fala disso) e, obviamente, a morte. Essa história de se separar porque cansou da pessoa, deixou de amar, etc., não conta como motivo válido para divórcio na Bíblia.

Agora vamos à aplicação prática. Digamos que um rapaz se casou, e o casamento dele terminou porque a esposa cometeu adultério e não houve jeito de chegar a uma reconciliação. Esse rapaz tem liberdade de se casar novamente, pois a aliança do primeiro casamento foi rompida pela esposa e não foi possível restaurá-la. Se ele procurou ser um bom marido, mas ainda assim a esposa foi infiel, ele é a parte inocente. Agora, digamos que um rapaz foi infiel à esposa, a maltratou e/ou a abandonou. Passado esse conflito agora ele quer se casar de novo. A meu ver, esse rapaz não tem liberdade de se casar novamente, pois ele provocou o rompimento da primeira união.

Essas são as situações mais óbvias. Além delas, existem muitas  outras variações. Em todos os casos menos claros, cada um de nós precisa buscar direção de Deus, com atitude de humildade e obediência e pedir que ele nos mostre de um jeito que a gente consiga entender o que ele quer para nós.

Deus nos criou para nos relacionarmos com ele e, mesmo quando esse relacionamento parece entrar meio em “modo automático”, ele continua conosco. Conte para ele que você está com dificuldade de se manter firme em sua caminhada nesse momento e peça ajuda dele 🙂
Paz de Cristo para você e até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.