Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, A.! Entendo seu dilema, amiga, pois já tive pensamentos parecidos. A primeira coisa que a gente precisa pensar com calma é que nós não controlamos as expectativas dos outros. E, muitas vezes, as expectativas deles são muito menos do que imaginamos. Nós é que cobramos muita coisa de nós mesmas!

A segunda coisa importante tem a ver com essa preocupação de não decepcionar os outros. Esse é um pensamento que, com o tempo, acaba deixando a gente meio doida, pois, mais cedo ou mais tarde, todo mundo se decepciona pelo menos um pouquinho com a gente (e nós com os outros). Mas, isso não significa que essas pessoas vão deixar de ser nossas amigas e deixar de gostar de nós. Quando um relacionamento é verdadeiro e sólido, ele sobrevive e até amadurece depois de decepções.

Além disso, as pessoas sempre terão opiniões diferentes das nossas, mas isso também não é motivo para impedir boas amizades – pelo contrário, pode desenvolvê-las, quando trocamos opiniões de forma respeitosa, sem levar tudo para o lado pessoal e ofendido.

Outra coisa importante de lembrar é que nosso maior objetivo nessa vida deve ser agradar a Deus (e não outras pessoas). Isso significa saber quem ele é, andar perto dele todos os dias, ler os bilhetinhos que ele deixou escritos para nós na Bíblia e conversar com ele sobre tudo o que acontece em nossa vida. O legal do relacionamento com Deus é que ele nunca se decepciona com a gente. Ele nos ama de paixão e de forma incondicional, para sempre. Quanto mais temos certeza do amor e do cuidado de Deus por nós, menos inseguras nos sentimos no relacionamento com outras pessoas.

Eu também tenho opiniões fortes, sou meio mal-humorada de vez em quando e não muito sociável, mas tenho amigos muuuuito queridos, que me aceitam com todas as minhas esquisitices (e eu procuro aceitar as esquisitices deles, rsrs).

Portanto, amiga, converse bastante com Deus sobre essa questão. Claro que é legal ter uma vida com alegria e boas companhias, mas você não precisa ser a “Miss Simpatia” nem ser super popular para ter isso. Deus sabe do que você precisa e ele pode ajudá-la a ter bons amigos e a ser uma boa amiga. Confie nisso!

E, sempre que quiser trocar uma ideia, é só passar aqui. Estamos à disposição!

Kisses,

Su