Querida L., para começo de conversa, Deus criou você com muito amor e carinho – e ele não cria nada nem ninguém que seja feio e que não tenha valor. Portanto, peça para ele ajudá-la a se enxergar da forma como ele a enxerga: como uma filha querida, que precisa respeitar a si mesma e merece o respeito de outros. E saiba que todas nós enfrentamos desafios relacionados a nossa aparência, mas existem muitas maneiras de cuidarmos de forma saudável do corpo que Deus nos deu. Seu corpo é um presente muito valioso, que merece ser bem tratado, sem neuras, mas com atenção e carinho. Procure orientação de uma mulher adulta de sua confiança sobre essas questões físicas que a incomodam.
Quanto a esse menino, meu conselho é que você deixe quieto por enquanto, por três motivos:
- Antes de poder se relacionar bem com outras pessoas, você precisa aprender a se relacionar bem consigo mesma e amar a si mesma. Em minha opinião, valeria a pena você procurar uma pessoa capacitada para ajudá-la com sua dificuldade de se aceitar.
- Pelo jeito, você não é amiga do menino e não o conhece muito bem (se precisa ficar perguntando coisas para os outros é porque não fala muito com ele, certo?). Você tem duas opções, pode tentar desenvolver uma boa amizade com ele (só amizade por enquanto!) ou simplesmente ignorá-lo, como ele parece estar ignorando você. Eu acho que seria melhor não alimentar os sentimentos por esse menino, mas procurar ocupar seu pensamento e seu tempo com outras coisas. Dedique-se a seus estudos, a sua família, a seus amigos, a atividades que você curte (esportes? artes? trabalho voluntário em uma ONG?), enfim, coisas que a ajudem a mudar o foco pelo menos por enquanto.
- Se seu pai ainda não deixa você namorar, não tem muito que fazer. Enquanto você estiver morando com seus pais, precisa respeitar as regras deles. Claro que é bom conversar com eles e procurar chegar a um acordo, mas nem pense em namorar escondido, pois isso só complica as coisas e, em geral, faz os pais criarem mais regras e restrições.
E, o mais importante: converse com Deus sobre esse assunto e peça para ele trabalhar no seu coração, para que esses sentimentos não lhe causem sofrimento desnecessário. Deus não apenas ama você, mas gosta muito de você. Passe tempo com ele, lendo a Bíblia e contando para ele tudo o que está acontecendo em sua vida. Quanto mais perto de Deus você ficar, mais você conseguirá enxergar a si mesma e aos outros com mais clareza (menos confusão!).
E, sempre que quiser conversar, é só aparecer por aqui!
Kisses,
Su