Hello, L.! Não precisa gostar de cozinhar para ser vegetariana! Eu não sou fã da cozinha e não sei cozinhar bem, mas consigo manter uma boa nutrição ovolactovegetariana numa boa.
Se você sabe fazer arroz (sempre integral) + feijão (ou lentilha, ou grão de bico – ambos podem ser cozidos igual feijão comum) + uma salada com folhas e legumes + um ovo ou um pedaço de queijo, está pronto. Eu faço um mistura de arroz integral, lentilha e um mix de outros grãos integrais (Ráris) e deixo pronto para 4 ou 5 almoços. Economiza tempo e gás e não dá nenhum trabalho. E nem sempre tem um “jeito certo” de cortar alimentos. Por exemplo, você pode comer cenoura ralada, em palitos, em cubos, em rodelas, crua ou cozida. E, em parte, também é uma questão de prática. Se você começar a preparar legumes e verduras com mais frequência, com o tempo vai pegando jeito.
Outro prato que eu amo é macarrão integral parafuso ao qual, depois de cozido, eu acrescento queijo branco ou mozzarella, tomate fresco e rúcula ou outra verdura. Para preparar esse prato, só precisa saber ferver água, kkk.
Em minha opinião, nós brasileiros complicamos desnecessariamente algumas coisas. É plenamente possível ter uma alimentação saudável e simples, sem passar a manhã inteira na cozinha.
É bom lembrar, ainda, que tornar-se vegetariana não é apenas parar de comer carne. É mudar sua forma de encarar a alimentação. Isso inclui o consumo prioritariamente de pães e massas integrais e de frutas (frescas e secas) e amendoim e/ou castanhas como sobremesa e lanche. Também inclui a remoção ou redução considerável de todos os produtos industrializados como salgadinhos, biscoitos, sorvete, refrigerante, sucos adoçados, etc., bem como de frituras de todos os tipos. Não quer dizer que você nunca vai comer bolos, doces, salgadinhos, etc., mas que essas coisas vão ser especiais, para de vez em quando, e não todos os dias.
Se você realmente quer se tornar vegetariana, minha sugestão é que você comece fazendo um ou dois “dias vegetarianos” por semana e depois vá aumentando aos poucos. E, da mesma forma, reduza aos poucos os alimentos industrializados. Não tente mudar radicalmente de um dia para o outro. Vá fazendo experiências devagar, até que se tornem hábito.
E, converse com Deus sobre isso. Peça para ele ajudar você a ter uma dieta equilibrada e guiar essas mudanças. Quando bem feita, uma dieta vegetariana poderá lhe dar mais disposição e energia. Digo por experiência própria. Faça experiências e, depois, se quiser, conte como está indo : )
Até a próxima!
Kisses,
Su