Hello, P.! Em primeiro lugar, parabéns por sua iniciativa de ter uma alimentação mais saudável. Isso é muito bom!
Só fique atenta para não perder peso demais, ok? Para saber como está seu Índice de Massa Corpórea, veja aqui: https://www.programasaudefacil.com.br/calculadora-de-imc Cuide para manter um IMC normal 🙂
Imagino o quanto é difícil você não conseguir dialogar com seus pais sobre esse assunto. Sinto muito por isso, amiga. Aqui vão algumas ideias para você pensar, quem sabe você consegue colocar uma (ou todas!) em prática.
1 – Marque uma consulta com nutricionista ou médico(a) clínico(a) geral e peça que seu pai ou sua mãe acompanhe. Converse com esse(a) profissional da saúde sobre sua alimentação e peça para ele(a) lhe dizer se está em ordem. Quem sabe se seus pais ouvirem a opinião de um(a) especialistas eles se convencem a apoiar você.
2 – Faça um balanço dos alimentos saudáveis que você encontrar nos armários da cozinha e anote em um papel: comece com frutas, legumes e verduras (mesmo que seja só, tipo, alface, tomate e banana). Arroz e feijão também contam, bem como uma porção ocasional de macarrão. Ovos, peito de frango (embora eu prefira uma dieta vegetariana…) e leite também podem fazer parte de sua alimentação. Procure organizar seu cardápio com porções maiores dos itens mais saudáveis e porções menores de alguns itens menos saudáveis.
3 – Por fim, pense em maneiras de ganhar um dinheirinho ocasional para comprar alimentos mais nutritivos. Não precisa arranjar um emprego fixo. Considere algum artesanato para vender para amigos, ou um serviço para alguém da vizinhança. Por incrível que pareça, alguns alimentos saudáveis são mais baratos que comidas industrializadas (por exemplo, amendoim ou castanhas custam menos por quilo que salgadinho de pacote; uma fruta custa menos que um chocolate; pão integral, no cálculo total, é mais barato que pão francês).
Mais importante de tudo, converse com Deus sobre essa questão. Ele é o maior interessado em ajudar você a cuidar bem da saúde de seu corpo. Ele pode lhe mostrar como conversar novamente com seus pais, pode tocar no coração deles para que façam mudanças e pode providenciar alguma fonte de renda para você adquirir alimentos de melhor qualidade. Se você ainda não tem costume de falar com Deus, veja este post para começar um relacionamento pessoal com ele:
E, se quiser, volte aqui para
conversarmos mais e trocarmos ideias!
Até a próxima!
Kisses,
Su