Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, M.! Boa pergunta! É importante entender que nossa consciência funciona de acordo com nosso sistema de valores, com aquilo que a gente acredita que é certo ou errado. E, um sistema de valores não é algo fixo, nem é igual para todas as pessoas.

Se você realmente acreditasse que ter sexo com seu namorado é algo errado e prejudicial, é provável que sentisse culpa. O fato de você não estar arrependida nem se sentindo culpada provavelmente mostra que, lá no fundo, seu sistema de valores não considera problemático você ter sexo antes de casar, depois de namorar pouco tempo, sabendo que talvez você tenha se entregado para alguém com quem você não vai ficar para sempre, etc.

Em minha opinião, seria interessante você avaliar o que você espera desse relacionamento, qual é seu nível de compromisso e como você imagina que vai se sentir se, um dia, esse namoro acabar. Você vai ficar aceitar numa boa se ele usar essa intimidade de alguma forma contra você? Se ele dividir isso com outros sem sua autorização?

Também pode ser um bom momento de você avaliar exatamente qual é seu sistema de valores. O que você considera importante em um namoro, em um casamento, em uma relação para o resto da vida? Que relação você vê entre intimidade física e intimidade em outras áreas (emocional, intelectual, etc.)?

Essa questão de consciência e valores é bem profunda e complexa. Peça ajuda de Deus para fazer essas avaliações. Peça para ele lhe dar sabedoria, entendimento, autoconhecimento e, mais importante, para que você desenvolva um relacionamento com Ele, o Deus que criou você, que ama você de paixão e que quer lhe mostrar como ter uma vida verdadeiramente feliz.

E, se quiser continuar esse assunto ou conversar sobre qualquer outra questão, passe aqui novamente!

Kisses,

Su