Pergunta:

Su. Obrigada pela resposta anterior. Quanto a pergunta sobre pes corporal. Minha dúvida é que se uma pessoa não sente atração sexual por pessoa muito acima do peso, se isso é errado? Sei que beleza é subjetiva e que algumas pessoas podem não ser belas completamente, devido a deformidades, mas que para Deus ela é linda. Mas é pecado, errado, eu não querer ter um relacionamento amoroso com uma pessoa com deformidade, tipo com o rosto todo queimado. Claro que a atração pode ser desenvolvida com o tempo, atráves de uma grande amizade e que também se a pessoa ficar desfigurada depois de já estar namorando, ou casa, vai ser outro contexto, pois já se tem um vínculo com essa pessoa, depois de tudo que passaram, alegrias, tristezas, aventuras, guiadas pelo Espírito Santo (No caso do amor verdadeiro, compromisso que a pessoa escolhe ter com base nos valores de Deus). Pois fico pensando, que só falta ser preconceito ficar uma pessoa faltando os dentes (até porque isso é Higiene), a pessoa andar desleixada, que o normal vai ser a mulher ser totalmente peluda em todas as partes. Mas dai sempre vai ter alguém para questionar nossos gostos. E muitas mulheres falam que não tem que ter corpo para agradar ninguém, mas elas mesmas procura homens belos aos seus olhos, mesmo que não seja de acordo com o padrão da beleza. Dai a pessoa falar que as pessoas tem que gostar dela do jeito que ela é, quando ela também muitas vezes querem algúem sarado, musculoso, rosto bonito. Inclusive tem a namorada do meu primo, que minha mãe e vó dizem ser feia. Mas eu não acho ela tão feia assim, acho ela até bonita de certa forma. Ela só é gordinha, e dizem que ela é beiçuda, mas nem reparo muito. É isso. Kisses, até a próxima. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! É natural termos dificuldade de lidar com questões de aparência física que fogem dos nossos ideais de beleza. É importante lembrar, porém, que Deus pode nos ajudar a enxergar além daquilo que nos desagrada, caso ele coloque em nossa vida um relacionamento com alguém de aparência incomum. A meu ver, precisamos reconhecer nossas limitações e aversões, levá-las para Deus e descansar nele, crendo que, se um dia ele colocar alguém assim em nossa vida, ele vai abrir nossos olhos para a beleza dessa pessoa – se estivermos abertas para isso. Como sempre, amiga, não é questão de simplesmente dizer “é pecado” ou “não é pecado”. É questão de você trazer isso para Deus de forma bem honesta e estar aberta para aquilo que ele falar com você.

E, com certeza, existe diferença entre alguém que tem aparência incomum por causa de enfermidade, acidente, etc., e alguém que tem aparência desagradável por falta de cuidados pessoais. No segundo caso, se essa pessoa é nossa amiga, podemos orar por ela e tentar incentivá-la a ter os mínimos cuidados de higiene. Afinal, se nosso corpo é um presente de Deus, precisamos de ajuda dele para cuidar bem desse presente. É bom ter em mente, ainda, que algumas pessoas não se cuidam porque sofrem de depressão ou de algum outro transtorno. É uma questão de saúde que também precisa ser tratada. E, outras pessoas ainda, simplesmente não tem condições de se cuidar. Se a ausência de dentes em um morador de rua é algo incômodo, precisamos nos mobilizar e providenciar produtos de higiene (escova, creme dental, etc.) para que essa pessoa possa se cuidar.

E, nos relacionamentos gerais do dia a dia, se gastarmos mais tempo tentando conhecer quem as pessoas são por dentro, poderemos quebrar o hábito de ficar reparando em detalhes de sua aparência. Mais uma coisa que só conseguimos fazer com a ajuda de Deus! 🙂
Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.