Pergunta:

Resposta da Sú:

Oi, K! Ótima pergunta! Uma das coisas mais importantes na vida cristã é entender que ela não se baseia em sentimentos nem depende exclusivamente de nossa força de vontade. Os sentimentos variam de um dia para outro e até de um momento para outro, mas as coisas que são verdadeiras sempre permanecem.

Pode ser, por exemplo, que você se sinta mais a presença de Deus em algumas situações que em outras. Isso não significa, porém, que Deus está mais perto ou mais longe. Se você aceitou Cristo como seu Salvador, Deus está sempre dentro de você, convidando-a continuamente para se relacionar com ele.

Esse relacionamento não consiste apenas em ir à igreja e ler uma passagem bíblica e fazer uma oração enquanto está trancada em seu quarto. Aliás, a maior parte do relacionamento com Deus acontece no dia a dia, quando deixamos que ele participe de todas as nossas atividades. Nossa caminhada com ele é uma conversa constante, em que compartilhamos nossas ideias, contamos nossos perrengues, pedimos ajuda e direção e, acima de tudo, vamos agradecendo ao longo do dia pelos muitos presentes que Deus nos dá (“Obrigada por minha cama, pelo café da manhã, porque hoje eu tenho saúde e oportunidade de ir à escola, porque eu tenho livros e cadernos. Obrigada pelo sol [ou pela chuva!], por meus amigos, por minha família, mesmo quando ela é chata, kkk. Obrigada por esse sanduíche que estou comendo, porque o Senhor está comigo neste momento, pelo céu, pelas estrelas, pelo meu animal de estimação, pelo banho quente, pelo sono….”.) E, é claro, também precisamos de momentos para simplesmente ficar bem quietinhas e prestar atenção no que Deus tem para nos falar. Momentos para refletir sobre um versículo que lemos ou uma palavra que ouvimos na igreja.

Agora, é importante entender que não desenvolvemos esses hábitos com nossas próprias forças. Nossa parte é ter disposição (o que sua pergunta mostra que você tem!). O resto, é trabalho do Espírito Santo dentro de nós. Deus é o maior interessado em nos ajudar a caminhar bem perto dele. Portanto, em vez de ficar ansiosa porque sua vida espiritual talvez não esteja muito “turbinada”, que tal simplesmente chegar para Deus e dizer: “Olha, Pai, eu quero andar mais com o Senhor, mas não sei exatamente como. Me ajuda, por favor?”. Deus vai nos dando ideias criativas para fortalecer nossa fé e nosso relacionamento com ele. Alguns exemplos: (1) fazer um caderno para anotar seus motivos de gratidão todos os dias e/ou um diário de oração para anotar suas conversas com Deus. (2) Anotar um versículo em um papel e colocá-lo no seu quarto ou no espelho do banheiro, onde você possa vê-lo todos os dias e memorizá-lo. (3) Ouvir músicas de louvor e adoração inspiradoras enquanto você pratica um esporte ou relaxa em seu quarto. (4) Criar o hábito de agradecer, mesmo que silenciosamente, por todas as refeições. (5) Criar o hábito de pedir ajuda de Deus sempre que for estudar ou fazer alguma atividade.

Tudo isso contribui para nossa jornada com Cristo, mas para tudo isso precisamos  depender exclusivamente das forças de Deus.

Pergunte para Deus como ele quer se relacionar com você hoje. Ele AMA responder a essa oração!

E, sempre que quiser companhia em sua jornada, passe aqui!

Kisses,
Su