Hello, A.! É muito legal sua preocupação com sua prima. A meu ver, porém, geralmente não é produtivo (nem compassivo) a gente usar essas questões como ponto de partida para falar da vontade de Deus para a vida das pessoas.
Se sua prima ainda não tem conhecimento de Cristo, meu conselho é que você converse com ela sobre as coisas mais básicas da fé. Para dicas a esse respeito, veja aqui:
Se ela já tem algum contato com o evangelho, convide-a para vocês orarem juntas uma vez por semana. Ou simplesmente aproveite momentos espontâneos para orar com ela/por ela inclusive sobre esses conflitos que ela tem com a “namorada”. Nessas ocasiões, simplesmente peça para Deus dar sabedoria, clareza e direção para a vida dela (não use indiretas). Ore com ela pedindo bênçãos e cuidado de Deus sobre ela. E, se houver espaço, proponha de vocês lerem a Bíblia juntas uma vez por semana. O Evangelho de João em uma versão com linguagem bem atual pode ser uma boa ideia. Aliás, se ela ainda não tem Bíblia, dê uma de presente para ela. Tudo isso sem imposições e sem pressões, mas apenas no espírito de dividir com ela algo bom.
Não adianta querer falar sobre o ideal de Deus para a vida sexual, sem que a pessoa tenha compreensão do amor de Deus por ela, dos planos mais amplos de vida que Deus tem para ela, da aceitação absoluta que ela, como pessoa, encontra em Deus (mesmo que ele não aceite todas as decisões/ações dela). Quando ela aceitar esse amor, essa graça, esse acolhimento divino (e humano por seu intermédio), aí haverá espaço para falar dos bons propósitos de Deus em todas as áreas da vida.
Eu sei que é incômodo vê-la conversando com outra menina, tomando decisões que poderão trazer sofrimento. E eu sei que o caminho que propus acima é lento e talvez pareça não dar resultados imediatos. Lembre-se, porém, de que nosso maior objetivo não é simplesmente convencer as pessoas a mudar de comportamento. Nosso objetivo é compartilhar o amor de Cristo com outros para que o Espírito comece o processo de transformação. Ao longo desse processo, haverá um momento apropriado para tratar de questões específicas, mas dentro de um contexto mais amplo, entende?
Ore sobre isso, peça orientação clara de Deus a esse respeito e, se quiser, volte para conversarmos mais sobre esse assunto.
Até a próxima!
Kisses,
Su