Querida E., sei como é difícil essa questão de relacionamentos. Muitas vezes, amigos verdadeiros (e não tão verdadeiros) nos decepcionam e precisamos da ajuda de Deus para lidar com isso.
A meu ver, tem duas coisas que você pode fazer para lidar com essas frustrações.
Em primeiro lugar, todos nós precisamos aprender a comunicar nossas expectativas. Só porque você tem sensibilidade e percepção para as necessidades dos outros, não significa que eles vão ter esse mesmo cuidado com você. Muitas vezes não é por maldade. É simples falta de “se ligar” das coisas. Algumas amigas podem parecer insensíveis quando, na verdade, são apenas distraídas (ou um tanto voltadas para si mesmas). Por isso é importante você dizer o que espera das pessoas. Por exemplo, você expressou sua frustração porque alguém tinha sentado no seu lugar. Ótimo! Agora, também é bom lembrar que a gente não controla a reação e os sentimentos das pessoas. Faça sua parte e entregue o resto nas mãos de Deus.
Em segundo lugar, às vezes, quando começamos a notar que as nossas amizades não são muito verdadeiras – ou muito recíprocas – é sinal de que pode ser um bom momento para procurar novas amigas. Olhe ao seu redor. Tem alguma menina que parece estar precisando de companhia? Alguém que fica sozinha na hora da merenda? Com frequência, Deus usa essas circunstâncias para mostrar que podemos ser amigas de alguém que está precisando e acaba encontrando relacionamentos bem mais saudáveis.
Converse bastante com Deus sobre isso. Peça a orientação dele tanto para lidar com suas expectativas e frustrações como para saber se é hora de buscar novas amizades.
Deus tem grande prazer em nos ajudar nessa área!
Kisses,
Su