Pergunta:

Su, muito obrigada pela resposta anterior, vou refletir e continuar estudando. Hj eu queria falar sobre minha prima. Olha, eu tenho uma prima de 14 anos. E tem um tempo q ela tá conversando com um menino da igreja dela, eles já até saíram, e ela fala muito com ele. E eu sei que ela gosta dele. Só que tipo, ele é mais velho. Eu não sei que idade ele tem, mas eu sei que ele é maior de idade. Ele já trabalha. Minha prima ainda está no fundamental, e ano que vem que é o último ano dela no fundamental. Então isso me preocupa. Eu não sei se ele tem interesse nela, mas de qualquer forma me preocupa muito isso. Eu por experiência própria sei que namorar cedo não é muito bom. E o pior é que ela ainda tem 14 anos e ele é de maior, tipo, isso pode gerar tantos traumas nela. E a mãe dela já está falando de namoro, de oficializar, de conversar com os pastores. Mas minha prima nem foi pedida em namoro. Mas enfim, eu sei que parece q isso tá se encaminhando pra um namoro. Mas Su, ela só tem 14 anos. E o pior, a mãe dela faz ela faltar na escola pra ajudar a cuidar da irmã. Mas namorar ela acha que é uma boa ideia?. Eu fico muito preocupada com isso. Eu sei que a vida é dela, não minha. E se a mãe dela não liga, isso é com elas. Mas eu fico tão preocupada, porque eu sei que essa situação vai trazer tantos traumas por conta da imaturidade. Vc acha que eu devo orar sobre isso?. Tipo, eu não vou conversar com a minha prima, não vou me meter, nada disso. Mas vc acha que eu devo orar? L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Essa pergunta é fácil de responder! 🙂
Sim, ore. Sempre! Quando qualquer coisa estiver pesando em sua mente e seu coração, quando surgir qualquer perplexidade, quando algo deixar você triste, quando acontecer alguma coisa boa e você ficar alegre – Ore! Deus ama que nos comuniquemos com ele o tempo todo, todos os dias, em todo lugar. É desse modo que nosso relacionamento com ele cresce e se fortalece.

Sua preocupação em relação a sua prima é muito válida. E, de fato, é meio absurdo falar de namoro, conversar com pastores, etc., se o rapaz nem se manifestou. Além de orar para que Deus traga muita clareza e bom senso para essa situação, você também pode pedir que ele mostre se, em algum momento, você deve conversar com sua prima ou com a família dela. Muitas vezes, realmente é melhor ficar na sua, mas também é legal a gente se colocar à disposição de Deus para o que ele quiser.

Ore por sua prima, para que Deus abra os olhos dela. Ore por sua tia, para que Deus dê muuuuita sabedoria para ela como mãe. Ore pelos pastores da igreja, para que Deus os ajude a dar bons conselhos e, se necessário, intervir nessa situação. Ore por tudo o que você quiser que aconteça. E, por fim, ore para que Deus faça a vontade dele. Nós temos total liberdade de expressar para Deus todas as nossas vontades e opiniões. Em última análise, porém, somos apenas seres humanos limitados, sem conhecimento absoluto das coisas. Ele é o Deus eterno, que tem todo poder e todo conhecimento. Por isso, a gente se sujeita à vontade dele, sabendo que nada acontece sem sua permissão (mesmo que seja contra sua vontade ideal). O Deus absolutamente bondoso e cheio de graça e misericórdia está no controle dessa história toda com sua prima. Confie nisso – e ore! 🙂

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.