Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida B., vamos por partes! Primeiro, sexo é uma coisa muito séria. Dá prazer e é gostoso, mas vem acompanhado de responsabilidades e consequências. E, uma dessas consequências pode ser exatamente essa perda de confiança da família. Eu sei que é muito triste ouvir da sua mãe que ela vai ficar decepcionada com você e não vai mais confiar em você, mas se olhar a questão pelo lado dela, vai ver que esses sentimentos são naturais. Ela ama você e quer que você viva as coisas no tempo certo e do jeito certo. Então é claro que ela vai ficar triste. Isso não significa, porém, que ela vai deixar de amar você! Em minha opinião, a melhor coisa que você pode fazer nesse momento é ter uma conversa bem séria com sua mãe e contar o que aconteceu. Ao esconder algo dela, você está dando ainda mais motivo para ela não confiar em você. Pense comigo: você confiaria em alguém que escondesse coisas de você, ou que talvez até mentisse para você? Então, a melhor forma de demonstrar maturidade e responsabilidade é reconhecer as decisões que você tomou e lidar com as consequências. Se você se considerou madura o suficiente para fazer sexo, então precisa se considerar madura o suficiente para ser sincera e verdadeira com sua mãe. Siiiim, eu sei que é muuuuuuito difícil. E sim, eu sei que talvez isso complique sua vida e que você vá ter que ouvir um monte da sua mãe. Mas, isso também faz parte da vida de gente grande! E, só porque você e seu namorado já tiveram relação, não significa que precisam continuar tendo.

Eu sei que, no momento, você provavelmente pensa que é tudo muito normal, mas ainda é cedo demais, amiga! Seu coração ainda não está preparado para tudo o que um relacionamento sexual envolve. E sua mãe pode ser sua maior aliada para ajudá-la nessa etapa de sua vida. Pense em tudo isso com calma. Converse com Deus sobre essa situação. Ele ama você de paixão e quer ajudá-la a lidar com essa situação de um jeito que vá trazer mais felicidade para você no futuro, mesmo que seja complicado no presente. Ele também quer ajudar você a lidar com as consequências de suas decisões, por mais difíceis que sejam. E, quanto à consulta ginecológica, você deve marcá-la por uma simples questão de cuidado com sua saúde. Como você já sexualmente ativa, é fundamental você fazer as consultas de rotina. Deus lhe deu um corpo maravilhoso de presente. Cuide bem dele!

Por fim se, por acaso, você resolver continuar mentindo/omitindo para sua mãe (o que eu não recomendo), você pode ir ao ginecologista e pedir para entrar na sala de consulta sozinha. Você tem esse direito por lei e o médico é proibido, por lei, de contar para sua mãe qualquer coisa que você não queira que ela saiba. Se você seguir por esse caminho, vai ter de explicar ao médico que você já fez sexo, que não quer que sua mãe saiba e que ele não deve contar. Com certeza esse não é o melhor caminho, mas é um direito seu.

Fale com Deus, amiga. Peça para ele dar sabedoria e clareza para você. Ele tem bons planos para sua vida e quer lhe mostrar como viver as coisas da melhor maneira possível. Confie nisso!

E, sempre que quiser trocar uma ideia, estamos aqui!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.