Querida A.C., a pior coisa que você pode fazer para reconquistar a confiança de seus pais é usar outras redes sociais às escondidas. Quando fazemos qualquer coisa às escondidas, só estamos confirmando que eles não podem confiar em nós – o que gera mais proibições e regras. Em minha opinião, o caminho agora é você parar de usar essas outras redes (eles proibiram e você concordou que tinham razão, então precisa demonstrar maturidade e seguir o combinado) e tentar conversar novamente com seus pais. Não seja insistente, não chore, não bata o pé. Com toda calma possível, explique para eles que você entende a proibição, mas que está sendo extremamente difícil ficar isolada de seus amigos. Pergunte até quando vai esse castigo (essas coisas precisam ter uma data definida para terminar!) e diga que ele está produzindo em você o desejo de fazer outras coisas erradas, em vez simplesmente ajudá-la a aprender a fazer as coisas certas. Proponha alternativas para manter contato com seus amigos (pense em coisas à moda antiga, tipo e-mail, SMS ou telefone, rsrs). E lembre-se de três coisas importantíssimas:
- Enquanto você mora com seus pais, precisa seguir as regras deles, por mais difícil que seja. Isso não significa que você deve desistir de dialogar, mas significa que desobedecer não é uma opção. Agora, o mais legal nessa história é que, quando Deus pede algo de nós (obediência aos pais, por exemplo), ele não espera que façamos isso sozunhas. Ele quer nos ajudar. Ele quer nos dar forças. Portanto, peça a Deus para ajudar você a cumprir essa proibição, sem ficar fazendo coisas em segredo.
- Os nossos amigos de verdade não vão deixar de ser amigos só porque não podemos falar com eles pelas redes sociais por algum tempo. Amigos de verdade buscam outras formas de manter contato. Esse “jejum” de redes sociais pode ser uma boa oportunidade de você descobrir quem são seus amigos verdadeiros. Eu sei que é difícil ficar de fora, mas os relacionamentos sólidos sobrevivem a esses “perrengues”. Confie nisso e peça para Deus tranquilizar seu coração.
- Saiba que Deus supre todas as nossas necessidades – no tempo e do jeito dele. Deus sabe o quanto você precisa de amigos e ele prometeu que não deixaria nada faltar para você. Portanto, confie que Deus vai resolver essa situação da forma como ele achar melhor. Peça para ele mostrar para você soluções legítimas, que você possa negociar com seus pais. Aliás, seria uma ótima ideia você orar junto com seus pais, pedindo direção e provisão de Deus nesse aspecto.
Se seus pais virem que você está obedecendo, que está tentando dialogar com maturidade e que está procurando confiar em Deus, isso vai ajudar um monte!
E, sempre que quiser trocar uma ideia, estamos aqui!
Kisses,
Su