Querida E., vamos começar pelo começo, rs.
- Quando você aceitou Cristo como seu Salvador, o Espírito Santo veio morar dentro de você para sempre. Nada do que você faça ou deixe de fazer pode separá-la do amor de Cristo. Veja aqui:
http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/02/tres-coisas-para-voce-pensar-hoje/
- Além do mais, a obra de santificação (a transformação que o Espírito Santo realiza dentro de nós aos poucos) não acontece com nossas próprias forças. Existem coisas que podemos fazer para nos cultivar nosso relacionamento com Deus. Veja alguns exemplos aqui:
http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/02/faq-5-como-me-aproximar-de-deus/
- No fim das contas, porém, que realiza as mudanças é Deus. Um “fariseu” é alguém que imagina que pode se salvar (ou continuar salvo) por causa de seu bom comportamento e de suas boas ações. No entanto, a salvação é para sempre (não existe essa história de “perder a salvação”) e não depende de nada que tenhamos feito ou deixado de fazer. Veja Efésios 3.4-9. O que mantém você salva é a graça de Deus, e não um bom comportamento. Os comportamentos corretos são resultadosde um relacionamento com Deus.
- A verdadeira fé não se baseia em sentimentos, mas sim, naquilo que sabemos a respeito de Deus. Lemos a Bíblia para aprender verdades sobre Deus às quais podemos nos apegar nos muitos momentos em que não sentiremos absolutamente nada por ele. Sim, todos os cristãos têm fases (muitas vezes longas) em que não sentem o primeiro amor. É nessas horas que nossa fé precisa ser fortalecida pela confiança de que Deus está conosco, não importa como estejamos nos sentindo. Os sentimentos mudam de um dia para o outro, mas o amor e o cuidado de Deus por nós nuncamudam.
- O foco da vida cristã é… Cristo! Rsrs. Em minha opinião, um dos motivos pelos quais você está angustiada e frustrada com sua caminhada cristã é o fato de estar olhando para si mesma – suas imperfeições, seus pecados, seus comportamentos, seus sentimentos, sua culpa, suas inadequações. Meu conselho é que você peça ajuda de Deus para voltar seus olhos para Cristo. Pense em quem ele é, no que ele fez por você, no quanto ele a ama, no fato de ele ter escolhido você antes de o mundo existir, de ele ter planejado cada etapa de sua vida antes de você nascer. Leia o salmo 139 com calma e medite sobre ele.
Pense nisso tudo que lhe falei, apresente essas ideias para Deus e, quando quiser, volte aqui para conversarmos mais. Esse é um assunto extenso, para ser tratado aos poucos. E, para terminar, medite também sobre Romanos 8.32-39.
Até breve!
Kisses,
Su