Querida Y., eu sei como essa situação é difícil. A melhor coisa que você pode fazer, porém, é ser honesta com seu amigo. Para começar, ainda é muito cedo para pensar em namoro, pois é um compromisso muito sério. Para entender melhor, veja aqui:
http://depapocomasu.blog.br/relacionamentos/2018/07/afinal-o-que-e-namoro/
E, se o que você sente é amizade, esse não é um sentimento inferior a romance. Pelo contrário, um namoro pode passar em alguns meses, enquanto uma amizade pode ser para o resto da vida. Minha sugestão, portanto, é que você converse com seu amigo. Seja amável e gentil, mas também seja bem clara quanto aos seus sentimentos. Diga para ele o quanto você valoriza essa amizade e o quanto ele é importante para você como amigo. E lembre-se de que a gente não controla os sentimentos dos outros. Pode ser que ele fique chateado por uns tempos, mas se a amizade de vocês for sólida, ela vai sobreviver. É lógico que a gente não quer ver nossos amigos tristes, mas se você se envolver com ele agora, quando ainda não é tempo e sem saber o que sente por ele, com certeza vai causar mais tristeza depois!
O fato de ele ter se declarado não foi “pra nada”. Foi uma forma de ele ser sincero com você. Agora, é sua vez de ser sincera com ele, como bons amigos devem sempre fazer. Não enrole. Peça hoje mesmo para Deus lhe dar as palavras e a atitude certa para ter essa conversa e confie que ele ajudará você!
E, se quiser voltar para contar como foi, estamos aqui!
Kisses,
Su