Pergunta:

Su, meu irmão começou a namorar uma moça há 5 anos atrás. Eles namoraram, terminaram, voltaram, noivaram, terminaram de novo. Ele começou a namorar outra moça. Ela ficou em “choque” pq ele tinha terminado com ela. Passou 2 anos, e ela estava em choque dois anos. E meu irmão seguiu com outra moça, mas não gostava dela. Ele ama mesmo a primeira moça. E mesmo ele namorando a segunda moça, mantinha relações sexuais com a ex. Mas não voltava de verdade com ela. Mas nossa família é apaixonada por ela e ela gosta muito de nós. Ela não tem pai, nem mãe. A mãe dela faleceu faz uns dois anos. E quem deu todo apoio foi nós é principalmente meu irmão pq, e eles não estavam namorando. O tempo passou e ela começou a namorar um rapaz 10 anos mais novo. Mas ela não gosta desse rapaz, mas o rapaz por ser muito novo gosta muito dela. Meu irmão terminou com essa outra moça. E a ex voltou a conversar com ele mesmo namorando com outro. Ou seja, a história inverteu. Eles voltaram a conversar e ele perguntou como estava o atual relacionamento dela, ela disse que estava ruim. E eles cogitaram a ideia de voltar, pedir perdão a Deus por tudo e casarem e seguir a vida. Ficou certo nisso. Mas o atual dela viu e surgiu uma briga enorme, ele ligou p meu irmão e acabou com ele, dizendo que ele não era homem e tal… Resumindo a história. Eles se amam, mas ela tem medo de voltar e acontecer tudo de novo. Mas, meu irmão falou com ela pediu perdão e está esperando ela p casar. Mas ela não consegue terminar com o outro rapaz por dó. Pq ele está em uma depressão (que suspeitamos que seja só p segurar ela) Ele não sabe o que fazer mais Su. E eu sei o quanto eles se amam. Eu quero poder ajudar. O que eu faço Su? I.

Resposta da Sú:

Querida I., achei muito legal sua preocupação com seu irmão. Agora, é importante lembrar que ele é um homem adulto, que toma as decisões dele. Portanto, embora seus pais possam até aconselhá-lo, ninguém na sua família deve interferir. As escolhas dele e dessa moça não estão no controle de vocês. Agora, o mais legal é que tudo o que acontece no mundo está debaixo do controle de Deus. Isso significa que nós podemos levar para ele todas as nossas preocupações e pedir que ele nos ajude e que ajude as pessoas ao nosso redor. Portanto, a coisa mais importante que você pode fazer por seu irmão (aliás, a única coisa que você deve fazer no momento) é orar por ele. Peça para Deus dar muita sabedoria para seu irmão e para essa moça, de forma que eles entendam como devem agir nos relacionamentos deles. E peça para Deus dar sabedoria, paciência e calma para você e seus pais também, para conversar com seu irmão numa boa, sem tentar interferir.

Eu sei que é difícil quando a gente vê alguém que a gente ama numa situação enrolada e quando a solução parece clara para nós, mas também por experiência própria que se meter em assuntos de família desse tipo só vai trazer conflito e pode prejudicar seu relacionamento com seu irmão. Portanto, fique na sua e concentre seus esforços em orar por ele.

E, sempre que quiser conversar, estamos aqui.

 

Kisses,

Su