Querida J., agradeço muito por você ter escrito novamente e explicado melhor a situação. O que você me contou muda a situação totalmente de figura. Você está muito certa de querer ter diálogo com seus pais, antes de pensar em falar com alguém que você não conhece. E também está certa de desejar o apoio de sua família! É natural você ficar chateada de eles a considerarem problemática e a “empurrarem” para outra pessoa sem procurarem entender o que se passa dentro de você.
Agora, você já expressou esses desejos para seus pais? Já disse para eles: “Pai, mãe, eu queria que vocês conversassem mais comigo, que me dessem mais apoio” ? Eu sei que os pais deveriam saber disso meio que automaticamente, mas às vezes acontece de eles não são ligarem do quanto desejamos nos relacionar com eles. Aí, precisamos dar um toque e falar de nossos sentimentos e necessidades. Talvez seus pais imaginem que estão apoiando e ajudando você ao mandá-la para o psicólogo, mas concordo que seria muito importante eles conversarem de verdade com você primeiro.
Pode ser uma boa hora, portanto, de você expressar essas questões para eles de forma beeem clara, bem direta, mas com bastante calma. Talvez seja difícil dizer cara a cara. Mas você poderia tentar escrever uma carta para eles, ou gravar uma mensagem. Que tal? Qualquer que seja a forma que você escolha se comunicar, peça para Deus lhe dar muita serenidade e atitude e palavras certas. É da vontade de Deus que tenhamos um bom relacionamento em família, e que uns apoiem os outros.
E, se essa conversa com seus pais não mudar a situação, o psicólogo pode acabar sendo um aliado. Se eles fizerem questão que você vá, diga para o psicólogo o que você disse para mim sobre não se sentir apoiada por eles. É provável que o psicólogo chame a atenção de seus pais para isso e os ajude a mudar nesse sentido.
De qualquer forma, amiga, se você pensar com calma, vai ser que essa situação toda, por mais chata que seja, traz possibilidade de mudanças para melhor em sua vida. Isso é graça e bondade de Deus!
Vamos conversando : )
Kisses,
Su