Hello, P.! Eu sei como é essa sensação, amiga. Para começar, é importante você entender que é natural ter algum medo diante de novas fases da vida. Quando a gente não sabe exatamente como as coisas vão ser, é meio assustador. Além de reconhecer essa realidade, é importante contar isso para Deus repetidamente, sempre que surgiram os sentimentos de apreensão e temor. Se você aceitou Cristo com Salvador e Senhor da sua vida, você está debaixo dos cuidados dele. E ele é sempre bom e faz tudo se encaminhar para nosso bem. Isso não significa, porém, que nunca vamos sentir medo e ansiedade. Entregar nossas preocupações para Deus é um exercício constante, que a gente precisa fazer todos os dias. É por meio dessas orações frequentes que a gente vai crescendo em confiança nele. E, aos poucos, ele vai acalmando nosso coração. Crie o hábito, portanto, de tornar as conversas com Deus uma parte importante de sua rotina. Para turbinar seu relacionamento com Deus, veja estas sugestões:
Além disso, como você mesma observou, a gente precisa de equilíbrio na vida. Você está certa de priorizar os estudos nesse momento da sua vida, mas também precisa deixar tempo livre para fazer outras atividades (ouvir música, ler, assistir séries legais) e passar tempo com amigos. Mesmo que você não tenha uma porção de amizades e mesmo que não esteja suuuper a fim, é legal manter contato com pelo menos uma ou duas pessoas e, se possível, fazer atividades juntos, nem que seja dar uma caminhada em volta da praça, kkk.
Se quiser dicas sobre amizades, veja aqui:
Por fim, é importante você considerar a possibilidade de que esses sentimentos de medo/ansiedade e essa falta de vontade de fazer coisas que você gostam tenham uma causa física. Vários fatores biológicos podem gerar uma sensação constante de apreensão e desânimo, desde excesso de cafeína até um desequilíbrio em elementos químicos em nosso cérebro. Em minha opinião, vale muito a pena você marcar uma consulta médica e investigar se é o seu caso. Eu sei que ninguém gosta de médico, mas às vezes a gente fica sofrendo sem necessidade quando existem soluções que Deus está colocando à nossa disposição.
Também seria legal você conversar com alguém de sua família ou de sua igreja sobre essas questões, para ter uma pessoa aí perto que lhe dê apoio 🙂
Busque ajuda de Deus para viver um dia e um momento de cada vez, sem ficar se angustiando com o que acontecerá na faculdade ou mais adiante. Marque uma consulta médica, converse com alguém perto de você e, sempre que quiser, volte aqui para conversarmos mais. Estamos aqui pra isso!
Ah, e aproveite para ler nosso post sobre medo:
Até a próxima, amiga!
Kisses,
Su