Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida S., não importa que pecados você tenha cometido ou que nome você queira dar para eles, se você conversou com Deus, contou para ele sua tristeza a esse respeito e pediu perdão, saiba que ele já apagou isso tudo e não tem mais nenhum registro desses pecados. O arrependimento não é algo que nasce sozinho dentro de nós. É um presente de Deus e, portanto, quando nos arrependemos e voltamos para Deus, também é algo que ele nos ajuda a fazer. Se você não estivesse sendo sincera, não teria todas essas dúvidas, aliás, não estaria nem aí com nada, kkk. Portanto, amiga, saiba que Deus lhe deu um recomeço – e lhe dará outros, se necessário, pois ele nunca se cansa de nós e nunca nos abandona. A salvação que você recebeu em Cristo é para sempre e Deus é o maior interessado em ajudar você a crescer na fé e na santificação. Aliás, você não precisa se preocupar se você terá forças para fazer as coisas de uma nova maneira daqui em diante. Isso porque as forças não vêm de nós. Elas vêm de Deus, do Espírito Santo que habita dentro de nós. Nosso trabalho é correr para Deus sempre que surgem as tentações e pedir ajuda dele. E, se cairmos, nossa parte é pedir perdão e clareza dele para pensar em estratégias para evitar o mesmo erro no futuro.

Por fim, se você está acostumada a se relacionar com Deus apenas por intermédio de terceiros (ou seja, somente ao ouvir pregações), saiba que leva um tempo para cultivar um relacionamento pessoal com ele, só entre vocês dois. Persevere no hábito de ler a Bíblia e orar todos os dias (várias vezes ao longo do dia!) e, com o tempo, você notará um crescimento na intimidade com o Senhor. Sua parte é apenas buscá-lo. Ele se revelará, ele dará sabedoria, ele mostrará onde precisam acontecer mudanças e ele realizará essas mudanças se você estiver aberta para elas.

Não temos motivo para ansiedade nem angústia a respeito de nosso processo de santificação (crescimento na fé), pois é obra de Deus em nós. E também não podemos ter pressa, pois essa obra acontece no tempo de Deus, que vai trabalhando em nós aos poucos, à medida que caminhamos com ele.

Paz de Cristo para você, amiga, e até a próxima!

Kisses,

Su