Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida A., nada de pânico! Para começar, vamos parar com essa história de “nada”. Você tem, sim, bumbum, quadril, seios e cintura. Só que eles não são do formato que você gostaria. É bom lembrar de duas coisas: (1) Seu corpo ainda está se desenvolvendo e, com certeza, não vai ficar exatamente dessa forma para sempre. Peça a Deus para lhe dar calma e paciência durante esse tempo de desenvolvimento. (2) Geralmente essa insatisfação toda com nossa aparência surge de comparações. Aposto como você fica olhando para outras meninas ou para revistas, sites, etc., e imaginando que precisa ser igual a elas para se achar bonita. É isso? Com o tempo, essa comparação se torna um hábito que a gente nem percebe e nos deixa super infelizes com o corpo maravilhoso que Deus deu para cada uma de nós. Pense nisso: Deus imaginou você e, então, criou cada detalhe de sua personalidade e de seu corpo com muito carinho e muita atenção. E Deus nunca cria nada que não seja lindo! Portanto, sempre que você começar a ficar insatisfeita com alguma parte de sua visual, fale com Deus e peça para ele ajudá-la a mudar a forma de se enxergar. Peça para ela ajudá-la a se ver como ele a vê!

Ah, e tente fazer o seguinte exercício: fique na frente de um espelho grande só de sutiã e calcinha ou biquíni. Começando pelo alto da sua cabeça e passando por todas as partes até a pontinha dos pés, anote todas as partes bonitas, delicadas, atraentes que Deus lhe deu. Peça para ele ajudá-la nesse exercício – você vai se surpreender! Então, com calma, pense em como você pode valorizar a beleza singular que você tem. Pense em cores legais, separe as camisetas e outras roupas que destacam seu cabelo, seus olhos, etc. E quem disse que todo mundo precisa usar jeans? Ou quem disse que você precisa ter um corpo desse ou daquele jeito para usar essa ou aquela roupa? Peça para Deus lhe dar criatividade. Ele entende tudo de moda e gosta demais de nos ajudar nessas questões. Quanto mais você deixar Deus lhe mostrar que você é verdadeiramente bonita, mais confiante você ficará, e melhor será o seu visual com quase qualquer tipo de roupa!

Lembre-se: sempre que vier a insatisfação ou as comparações, fale com Deus. Aproveite e pense com muita calma nas palavras de Salmos 139.1-18 (especialmente versículos 14 a 18). Elas são um santo remédio para esses sentimentos de inadequação que aparecem de vez em quando.

Se quiser saber mais sobre como valorizar e celebrar sua beleza, tenho um livro bem legal para recomendar: O livro da beleza: http://www.mundocristao.com.br/produto/833/O-livro-da-beleza

E, sempre que tiver uma dúvida ou quiser trocar uma ideia, é só escrever. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su