Hello, K.! Juntei aqui suas duas perguntas para responder de uma vez, pois são ligadas uma à outra.
Para começar, as esperas em nosso relacionamento com Deus tem a ver com o fato de que Deus conhece todas as coisas (inclusive nosso futuro). Ele sabe o lugar que cada coisa deve ocupar em nossa vida e o momento em cada coisa deve acontecer. E, mais do que isso, Deus nos ama taaaanto que ele quer nos poupar de sofrimentos que podem acontecer quando não confiamos e esperamos nele.
Por exemplo: Alguém diz para você olhar para os dois lados da rua antes de atravessar e, se tiver um carro vindo, é para esperar. Você resolve não parar, olhar e esperar. O que pode acontecer? Talvez a rua esteja vazia e nada aconteça. Talvez venha um carro e ele freie a tempo (mas você quase mate o motorista de susto). Talvez você seja atropelada.
Não existe como prever exatamente o que acontecerá quando resolvemos fazer as coisas no nosso tempo e do nosso jeito. Muitas vezes, Deus nos poupa de consequências da nossa pressa. Em outras ocasiões, ele sabe que precisamos passar por essas consequências para amadurecer, entender melhor o carinho dele por nós, confiar nele cada vez mais. Não é, primeiramente, uma questão apenas de regras. É uma questão de relacionamento pessoal e profundo com Deus. Para mais sobre isso, veja esta conversa que tive com outra menina esses dias: https://www.faithgirlz.com.br/oi-su-obrigado-por-responder-sobre-essa-questao-da-virgindade-e-os-pais-estava-rolando-aqui-uma-conversa-de-que-a-adolescente-que-perde-a-virgindade-alem-de-estar-pecando-por-ela-propria-tambem-es/
E, quanto a sua segunda pergunta, faz parte da primeira ideia: se estamos em relacionamento próximo como Deus e confiamos no amor e na bondade dele (que, aliás, você observou muito corretamente), então também temos que confiar que ele vai encaminhar as coisas no tempo dele. Talvez você conheça alguém que você acha que é a pessoa certa. E daí você conclui que não precisa esperar, kkk. Mas, essas coisas são difíceis de identificar de imediato. Não é tudo tão claro e definido. Deus muitas vezes nos mostra as coisas um passo de cada vez. Portanto, em vez de ficar se perguntando se esta é a pessoa certa para o resto da sua vida e se este é o momento certo para estar com ela, peça direção e sabedoria de Deus para entender se vale a pena conhecer melhor a pessoa, cultivar uma amizade e se aproximar dela aos poucos. Deus já escreveu a história toda de sua vida, mas na grande maioria das vezes, ele vai mostrando uma frase de cada vez (e não o capítulo inteiro).
Quanto mais nos dedicamos a desenvolver nosso relacionamento com Deus, quanto mais pedimos ajuda do Espírito Santo para confiar nos bons planos e propósitos de Deus, mais podemos descansar e (se necessário) esperar para ver o que Deus fará em seguida, sem nos angustiar se estamos dentro da vontade perfeita dele ou não, se X ou Y é o homem da nossa vida ou não. Um passo de cada vez, uma oração de cada vez. Deus sabe o quanto nós precisamos saber hoje. Esperar o tempo de um Deus tão bom e amoroso é, na verdade, descansar. Confie nisso!
E, sempre que quiser conversar, estamos à disposição 🙂
Até a próxima!
Kisses,
Su