Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, A.! Eu sei por experiência própria como é difícil quando a gente conversa com Deus e ele parece não responder! Mas, a palavra importante aqui éparece. Na verdade, Deus está falando conosco o tempo todo, só que, como ele é Deus, e ele é o Criador do Universo, então ele escolhe como se comunicar com a gente. Por mais complicado que seja, a gente não pode chegar para Deus e exigir que ele fale conosco do jeito que a gente quer.

Isso significa que, em vez de pedir para Deus falar do nosso jeito, a gente deve pedir para ouvir melhor e entender melhor o que ele já está dizendo. Por exemplo, se você olhar ao seu redor, para todas as coisas que você tem, vai ver que Deus está dizendo “Eu amo você de paixão, A.! Eu te dou tudo que você precisa e mais uma porção de coisas! Eu não vou deixar nada de necessário faltar em sua vida!”. Se você olhar para Bíblia, vai ver que Deus está dizendo: “Eu quero me comunicar com você, mesmo que nem sempre você consiga entender tudo. Eu estou ao seu lado para para ajudá-la!”. Deus vai sempre responder – no tempo e do jeito dele. Nosso papel nessa história é esperar com paciência, com humildade e com disposição de obedecer. E, para tudo isso, o próprio Deus nos dá forças!

Por fim, lembre-se de que Deus não grita com a gente. Muitas vezes ele fala bem baixinho, como “uma brisa suave” (veja 1Reis 19.11-12). Para ouvir, a gente precisa aquietar nossos outros pensamentos todos.

Das próximas vezes que você orar, faça uma experiência: (1) Fique numa posição bem confortável, num lugar quieto, em que você não seja interrompida. (2) Feche os olhos e comece a prestar atenção em seu corpo. Sinta o contato do corpo com a cama, cadeira ou chão. Sinta sua respiração. Perceba seus pulmões enchendo de ar e depois esvaziando. (3) Sempre que surgir um pensamento em sua mente, volte a atenção para sua respiração. Faça isso até se sentir mais calma e quieta. No começo vai ser meio difícil, mas você vai pegando o jeito da coisa. E, quando tiver se acalmado, diga para Deus: “Estou ouvindo, Pai. Fale comigo quando e como o Senhor quiser e me ajude a entender”. Repita esse exercício todos os dias. E não desista! Com o tempo e com a ajuda do Espírito, você vai começar a perceber Deus falando com você de uma porção de maneiras incríveis – dentro de seu coração, por meio da Bíblia, na natureza, por meio de uma música. A comunicação com ele é muuuuito mais rica e profunda que uma conversa com outra pessoa. Relacionar-se com Deus envolve esforço e dedicação da nossa parte, mas Deus é o maior interessado em fazer esse relacionamento dar certo e ele nos ajuda em todas as coisas. Saiba que Deus está vendo sua tristeza e sua angústia e se importa profundamente com você. Confie nessas verdades!

E, sempre que quiser trocar uma ideia, apareça!

Kisses,
Su