Hello, A.! É muito bom que você seja sensível a essas coisas. Não podemos simplesmente assimilar o que está ao nosso redor sem avaliar. Existem algumas coisas que você pode fazer a esse respeito.
Primeiro, e mais importante, pergunte a Deus o que ele pensa. Ore a esse respeito, peça que ele lhe dê sabedoria e direção clara, confiando no que diz Tiago 1.5-6. Se você se dispuser a ouvir, ele responderá de uma forma que você entenda.
Segundo, avalie não apenas as expressões mais vulgares, que chamam a atenção, mas as letras como um todo. Que mensagem elas passam? Essas são músicas que você ouviria em casa? Eu sei que é meio um “ritmo de fundo” durante a atividade física, mas, queira ou não, seu cérebro está recebendo (e, muitas vezes, guardando) essas informações.
Terceiro, uma forma de você dar uma filtrada nesse conteúdo é usar protetores auriculares (aqueles de espuma ou silicone) que deixam passar o ritmo da música, mas abafam as letras o suficiente para você não distingui-las. Na verdade, independente do conteúdo da música, protetor auricular em academia pode ser uma boa ideia, pois, com frequência, o volume é exagerado, e a exposição contínua pode causar danos à audição mais adiante.
Quarto, considere conversar com o(a) professor(a) e pedir uma seleção um pouco mais cuidadosa de letras. Você mesma pode pesquisar online se há opções mais “limpas” e sugeri-las.
Quinto, e mais óbvio, pense em outro tipo de aula, que não envolva essas músicas. Sua academia ou outra por perto oferece outras possibilidades?
Deus sabe que você precisa de atividade física para manter seu corpo saudável. Ele também sabe que você deseja manter sua mente saudável. Confie que ele vai lhe mostrar uma saída!
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!
Até a próxima!
Kisses,
Su