Querida C., vamos começar pelo mais importante: espero que você não tenha pedido desculpas, pois não seria a melhor coisa. Você não o “atacou”, mas sim, o confrontou com a verdade de Deus, aquilo que devemos fazer pelas pessoas que amamos e queremos bem. Portanto, se você não pediu desculpas, não peça. Só se for para se desculpar pela forma como você falou, mas não pelo conteúdo, pois o conteúdo foi certíssimo.
Agora que você já o confrontou, porém, não faça isso de novo. Ele sabe o que você pensa. Ele sabe suas prioridades e sabe o que ele mesmo precisa fazer. Lembre-se de que o restante é obra do Espírito Santo, e não sua.
E, como lhe disse outras vezes, por maior que seja seu apego a esse garoto, parece-me que é hora de começar a afrouxar um pouco os laços com ele. A meu ver, ele não está tratando você com respeito, reciprocidade e verdadeira amizade. Não sabemos os planos que Deus tem para ele, mas sabemos que para você, que anda com Cristo, Deus quer uma vida de paz, em que você é valorizada por seus amigos de modo correto e em que sua fé é respeitada por eles. Me desculpe, mas não é o que tem acontecido nesse relacionamento. O fato de você insistir em se manter tão próxima dele me preocupa, pois talvez mostre que você tem dificuldade em se valorizar e se fazer respeitar. Ninguém nasceu para ser capacho. Amar alguém com amor cristão não significa se deixar desrespeitar. Amar alguém é desejar o bem verdadeiro da outra pessoa – no caso do seu amigo, é desejar que ele leve a sério um compromisso com Deus. Se ele se recusa a fazer isso no momento, não é saudável você insistir, e também não faz bem você se manter tão próxima.
Sim, eu sei que é difícil, que você tem medo, que o apego é grande. Deus também sabe de tudo isso! Peça ajuda dele para não se apegar com unhas e dentes a algo que talvez não esteja contribuindo efetivamente para seu crescimento na fé. No fim das contas, é um teste de confiança: Você confia que Deus é poderoso para cuidar de seu amigo e conduzi-lo pelo caminho certo mesmo sem você por perto? De novo, eu sei que é doloroso pensar nessa possibilidade, mas se Deus tiver isso em mente, ela vai fortalecer e sustentar você.
E não precisa pedir desculpas pelo tamanho do texto. Estamos aqui para conversar 🙂
Que nosso Deus de amor dê muita sabedoria, clareza, paz e consolo para seu coração, minha amiga!
Até mais!
Kisses,
Su