Pergunta:

Resposta da Sú:

Su, eu e meu namorado temos muita vontade de casar, mas acontece que somos muito novos e não podemos fazer isso. Às vezes fica muito difícil esperar por esse dia e continuar no foco, estudando, trabalhando para isso, parece que nunca vai chegar. Quando converso com ele, ele diz que eu devo ficar pensando no futuro, que todo o esforço que estamos fazendo agora vai valer muito a pena, mas eu estou meio cansada de ficar pensando no futuro. Você poderia me dar algum conselho sobre isso? C.

Hello, C.! Eu entendo seu cansaço e desânimo, amiga. São muito naturais. Em minha opinião, nesse momento de vida, dos 16 anos, o foco não deve mesmo ser o casamento. Por mais que haja um grande amor entre você e seu namorado, o coração de vocês ainda não amadureceu o suficiente para vocês curtirem ao máximo esse compromisso para o resto da vida. O que fazer, então? Abaixo, proponho algumas coisas para você conversar com Deus e considerar:

1. Você fazem atividades divertidas juntos? Claro que conversar e trocar expressões de afeto são partes muito gostosas do namoro, mas ele se torna cansativo se ficar só nisso. Vocês vão a lugares diferentes (parques, museus, exposições – tem uma infinidade de atividades culturais, muitas delas gratuitas)? Praticam algum esporte? Saem para dar longas caminhadas? Vocês já pensaram em fazer trabalho voluntário juntos numa instituição assistencial? Pode ser uma vez por mês, ou com uma frequência que se encaixe em seu esquema de trabalho e estudo. Às vezes a espera parece menos demorada quando voltamos o foco para outras coisas e para outras pessoas.

2. O que vocês estão fazendo para se desenvolver como indivíduos e se preparar para o casamento? Têm objetivos definidos? Muitas vezes, ajuda você criar alvos pequenos que possa alcançar em curto prazo, para não ficar só olhando para um futuro distante. Por exemplo, você tem vontade de aprender uma língua estrangeira? Jardinagem? Um trabalho manual? Cozinhar um prato diferente? Praticar um novo esporte? Pense em cursos online ou opções que se encaixem com sua realidade. Pode ser interessante fazer algumas dessas atividades separadamente, cada um buscando o que é de seu interesse pessoal. De qualquer forma, dividam seus alvos maiores em etapas menores e comemorem sempre que terminarem uma dessas etapas.

3. Se vocês estão pensando seriamente em casar, se seus pais aprovam esse objetivo e, principalmente, se vocês têm buscado direção de Deus a esse respeito, comecem a fazer os preparativos! Nada muito gigantesco, é claro, rsrs. Eu soube esses tempos de alguém que guarda todas as moedas de um centavo que recebe ou encontra na rua. A ideia é usar o dinheiro para ajudar a comprar alianças de casamento. Comece uma coleção de filmes que vocês dois curtem, de panos de prato lindos e especiais para enfeitar sua casa, e assim por diante. Pense em coisas que tenham baixo custo financeiro, mas que façam vocês sentirem que estão um pouco mais próximos de seu objetivo maior.

4. E por fim, é claro, passem muito tempo com Deus, como casal e como indivíduos. Sei por experiência própria que os períodos de espera são tempos muitos ricos de crescimento na vida espiritual. Peçam que Deus lhes dê paciência, clareza e um coração sempre disposto a seguir a direção dele.

Kisses,
Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.