Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida S., você não tem motivo para pedir desculpas, amiga! Vamos começar pelo mais importante. Você disse que tentou se matar duas vezes. O que aconteceu?! Assim que você ler esta resposta, quero que você entre em contato com o pessoal do Centro de Valorização à Vida. É uma turma muito bacana, treinada para lidar com situações delicadas e ajudar você a ver que não existe motivo verdadeiro para pensar em morrer. Eles atendem gratuitamente online e por telefone. Veja aqui: http://www.cvv.org.br/

Isso aqui não é seriado de TV em que papo de suicídio passa despercebido, ok? Eu ouvi o que você falou e, embora não possa estar ao seu lado para te ajudar, sei que no CVV eles darão o socorro que você precisa.

Quanto à depressão, não é algo que a gente “pega”, como se fosse gripe. É uma combinação de alterações químicas no cérebro, situações de vida e mais uma porção de coisas que precisa ser tratada como qualquer outra doença. Essa história de chorar com frequência sem motivo, a falta de sono e esses pensamentos de morte podem muito bem ser sinais de que você já está em depressão. Reconhecer isso não é uma tragédia nem motivo para vergonha. É, sim, o primeiro passo para você sair dessa!

Se o pessoal do CVV não encaminhar você para algum psicólogo em sua cidade, vá a um pronto-atendimento de hospital ou a um posto de saúde, explique o que está acontecendo e peça para receber atendimento psicológico/psiquiátrico urgente. Você tem ajuda à sua disposição. Essa ajuda é sinal do amor e do cuidado de Deus por você. Use-a!

Outra coisa muito importante: você precisa contar para sua família como está se sentindo. Se parecer muito difícil falar pessoalmente, escreva uma carta ou grave uma mensagem para eles contando o que você disse para mim.

E, o mais importante de tudo: fale muuuuuito com Deus, o tempo todo. Confie que ele está ao seu lado e quer ajudar você a superar essa crise. Ele a ama imensamente e tem planos e propósitos para sua vida!

Sempre que quiser conversar, estamos aqui!

Orando por você, S : )

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.