Hello, K.! Entendo o que você descreve, amiga. Essa dificuldade de interagir com as pessoas pode ter várias causas. Uma delas você mesma descreveu, que é a falta de iniciativa da parte dos outros. Fica super cansativo a gente ter que correr atrás dos “amigos” não é mesmo? Às vezes, esse é um bom momento para se concentrar em apenas um ou dois relacionamentos, com pessoas que pareçam verdadeiramente interessadas em investir na amizade. Sim, eu sei que pessoas desse tipo são poucas, mas elas existem.
Aliás, essa é a segunda coisa: tome cuidado para não colocar todo mundo na mesma categoria. Quando a gente está passando por essas fases, é comum dizer coisas tipo, “todo mundo na igreja é falso (ou superficial, ou indiferente, ou seja lá o que for)”.Será que é todo mundo mesmo? Algumas pessoas com certeza são, mas não todas. Esse é o momento de pedir para Deus abrir seus olhos a fim de que você enxergue se, de repente, não tem mais uma ou duas pessoas na sua igreja que também estão se sentindo isoladas e precisando de amizade.
Como eu disse, entendo seu desânimo, pois às vezes sinto a mesma coisa. Mas, sempre vale a pena cultivar pelo menos um relacionamento, tipo esse que você falou da sua amiga recém-convertida. Tem momentos na vida em que é melhor ter uma amiga legal do que se forçar a interagir com um monte de gente que você não está a fim.
Dê tempo para si mesma. Se não quer conversar depois do culto, não converse. Fique na sua. Agora, se você notar que está cada vez mais isolada e não está a fim de ter nenhuma amizade, ou se todo mundo parece insuportável o tempo todo, pode ser boa ideia conversar com um(a) psicólogo(a) que possa ajudar você a entender as causas. Às vezes é algo que parece não ter nada a ver, em outra área da vida, mas que deixa a gente desgastada e sem energia para se desenvolver e manter relacionamentos.
Por fim, saiba que Deus é o maior interessado em ajudar você a ter relacionamentos saudáveis dentro e fora da igreja. Continue a apresentar essa questão para ele e pedir direção, sabedoria e, é claro, boas amizades! Deus é especialista em nos ajudar com essa questão, pois ele nos criou para nos relacionarmos com ele e com outros. Confie nisso!
Até a próxima, amiga!
Kisses,
Su