Pergunta:

Su, estou me achando estranha de uns meses pra cá, como se eu estivesse cansada das pessoas la da minha igreja, tipo sem ânimo pra falar com elas e puxar um assunto, fico evitando as pessoas até que eu sou próxima. Percebo que algumas pessoas só falam quando eu falo, pessoas que dizem ser minhas amigas, quando eu era dos adolescentes da igreja, era próxima dos meus líderes cheguei até a fazer meu aniversário na casa deles com bolo e os amigos la, agora tenho 19 e já tô nos jovens e eles estão mais na deles sei lá, a que era minha líder um dia virou o rosto pra fingir que não me viu :(. Uma amiga minha só falava mal de mim na frente de outras pessoas, e me falou muita besteira no wpp fiquei super chateada. As pessoa só falam quando vc fala, tem panelinhas, são superficiais. Tô cansada disso. Parece que todos são iguais. Quando vou pra igreja, só quero assistir o culto e adorar ao Senhor, e quando termina quero logo ir pra casa pra não ter que falar com ninguém. E não é timidez, pq quando eu voltei pra igreja queria muito conhecer pessoas e fazer amizades, mas agora parece que todos são iguais. Desanima, e agora eu não quero me esforçar pra manter nenhuma amizade, como fazia antes, de colocar o desejo do outro acima do meu e ficar infeliz. Cansei disso e tô saturada. Minha companhia que eu gosto mesmo, é da minha amiga que é recém convertida nos conhecemos na escola ainda, e aí amo ir com ela mas ela mora longe e não consegue ir sempre por causa de Uber, e não queria falar disso pra ela por ser nova convertida, mas ela é a única amizade que eu fico bem de vdd, com os outros da igreja sinto uma agonia como se todos estivessem sendo falsos ou não, mas, superficiais. Algum conselho? K.

Resposta da Sú:

Hello, K.! Entendo o que você descreve, amiga. Essa dificuldade de interagir com as pessoas pode ter várias causas. Uma delas você mesma descreveu, que é a falta de iniciativa da parte dos outros. Fica super cansativo a gente ter que correr atrás dos “amigos” não é mesmo? Às vezes, esse é um bom momento para se concentrar em apenas um ou dois relacionamentos, com pessoas que pareçam verdadeiramente interessadas em investir na amizade. Sim, eu sei que pessoas desse tipo são poucas, mas elas existem.

Aliás, essa é a segunda coisa: tome cuidado para não colocar todo mundo na mesma categoria. Quando a gente está passando por essas fases, é comum dizer coisas tipo, “todo mundo na igreja é falso (ou superficial, ou indiferente, ou seja lá o que for)”.Será que é todo mundo mesmo? Algumas pessoas com certeza são, mas não todas. Esse é o momento de pedir para Deus abrir seus olhos a fim de que você enxergue se, de repente, não tem mais uma ou duas pessoas na sua igreja que também estão se sentindo isoladas e precisando de amizade.

Como eu disse, entendo seu desânimo, pois às vezes sinto a mesma coisa. Mas, sempre vale a pena cultivar pelo menos um relacionamento, tipo esse que você falou da sua amiga recém-convertida. Tem momentos na vida em que é melhor ter uma amiga legal do que se forçar a interagir com um monte de gente que você não está a fim.

Dê tempo para si mesma. Se não quer conversar depois do culto, não converse. Fique na sua. Agora, se você notar que está cada vez mais isolada e não está a fim de ter nenhuma amizade, ou se todo mundo parece insuportável o tempo todo, pode ser boa ideia conversar com um(a) psicólogo(a) que possa ajudar você a entender as causas. Às vezes é algo que parece não ter nada a ver, em outra área da vida, mas que deixa a gente desgastada e sem energia para se desenvolver e manter relacionamentos.

Por fim, saiba que Deus é o maior interessado em ajudar você a ter relacionamentos saudáveis dentro e fora da igreja. Continue a apresentar essa questão para ele e pedir direção, sabedoria e, é claro, boas amizades! Deus é especialista em nos ajudar com essa questão, pois ele nos criou para nos relacionarmos com ele e com outros. Confie nisso!

Até a próxima, amiga!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.