Pergunta:

Su. Estou lendo a bíblia e sei que a fé vem por ouvir. Mas como uma pessoa vai aceitar Jesus Cristo, quando ela tém dúvidas em algumas coisas da bíblia por exemplo. Como o Espírito Santo vai convencer uma pessoa a crer e receber Jesus Cristo como salvador. Existem estudos, por exemplo, arqueólogos cristãos, históriadores, teólogos que buscam compreender a bíblia, em seus contextos, épocas e costumes, para verificar a veracidade dela. Por exemplo, segundo “médicos, cientistas”, psicopatas sabem o que é certo e errado, mas eles não ligam para isso, porque o importa para eles é o fim, não importando o meio,e nem todos são assassinos, como filmes e novelas mostram. Eles são manipuladores, charmosos, convincentes, e fingem sentimentos e emoções. Eles tem emoções superficiais e se preocupam apenas com eles mesmo, e caso se envolvam com as pessoas, como amizade ou romance, eles tendem a ver apenas a pessoa como posse dela. Existem vários niveis de psicopatia, desde o mais leve até o mais grave. Mas como nem tudo é perfeito, eles tem seus defeitos, que se observados, dá para notar traços de psicopatia, como por exemplo: impulsividade, podem explodir com uma pessoa e gritar com elas, mas depois do surto, agem como se nada tivesse acontecido e podem até pedir desculpas, mas só por obrigação e convenção social, mas no fundo, acham que estão certos. Os médicos, terapeutas dizem, que eles não tem capacidade de sentir remorso e arrependimento e que pode estar associado a uma alteração cerebral. E os profissionais afirmam que os psicopatas não ligam, e ate gostam quando descobrem que são psicopatas. Sei que nao devo ficar perdendo tempo pesquisando essas coisas, mas essa é uma coisa que sei e dúvida que tenho faz tempo. Como o Espírito Santo vai convencer um psicopata, se eles não conseguem ter nem ao menos remorso? Sei que Deus trabalha de várias formas com cada um. Mas as vezes isso martela na minha cabeça. Mas também sei que a ciência não está sempre certa e muitas coisas são equivocadas e distorcidas. Desde já, obrigada. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Para começar, para ser salva a pessoa só precisa aceitar aquilo que Cristo fez por ela (e não um conjunto de doutrinas e outros conhecimentos secundários). A salvação é pela fé por meio de Cristo. Ponto final. Todo o restante, quer sejam questões de doutrina, arqueologia, ciências, etc., é secundário. Por exemplo, para ser salva, você não precisa acreditar que os muros de Jericó desabaram. Mas, à medida que você crescer na fé e no conhecimento bíblico, é provável que se torne mais acreditar que isso aconteceu 🙂

Quanto aos psicopatas, conversamos sobre isso anteriormente:
https://www.faithgirlz.com.br/index.php/ola-su-eu-to-mudando-algumas-coisas-aos-poucos-mas-tambem-sei-que-preciso-de-ajuda-profissional-e-vou-pedir-para-que-deus-abra-as-portas-que-ele-possa-me-direcione-um-bom-psicologo-e-tambem-alguem-e/

Para completar a resposta acima, convém observar que verdadeiro arrependimento não é um sentimento. E também não é algo que produzimos em nós mesmos. Ele é dádiva de Deus. Isso significa que Deus pode conceder essa dádiva a qualquer pessoa. Também significa que, se a pessoa reconhecer (com a mente) a necessidade de salvação, mesmo que ela não sinta remorso ou arrependimento, ela é salva pelo simples fato de que ela concorda com Deus e se sujeita ao que ele disse. Isso vale, ainda, para pessoas com sérias deficiências cognitivas, que talvez não tenham capacidade de compreender plenamente a Palavra. Deus pode dar a medida necessária de entendimento para que a pessoa seja salva. Ninguém sabe exatamente como Deus salva cada pessoa. Só sabemos que, quando ele quer, ele faz. Isso não é conflitante com o que ciência diz a respeito de psicopatias e outras questões mentais. É apenas um reconhecimento de que  o poder de Deus vai muito além de qualquer limitação humana – seja ela mental, emocional, física, etc.

Releia a resposta no link indicado e reflita sobre isso. E peça para Deus ajudá-la a descansar na certeza e que ele é bom e justo. Sempre.

 

Kisses,

Su