Hello, L.! Muito triste essa situação que você descreve em sua igreja! Você realmente não tem outra igreja para participar? Eu sei que foi difícil se enturmar onde você está, mas ambientes como esse que você descreve são tóxicos. Em longo prazo, podem fazer mal para seu relacionamento com Deus. Se não existe mesmo nenhuma igreja verdadeiramente bíblica e séria onde você mora, e se, depois de muita oração Deus lhe mostrar claramente que esse é o lugar onde você deve ficar por enquanto, meu conselho é que você não aceite ser ungida como diaconisa. E, ser perguntarem o motivo, aproveite para dizer tudo o que você falou para mim. É muito difícil ser parte de uma comunidade de fé (e exercer um ofício tão importante quanto o diaconato) sem poder ser autêntica.
A teologia da prosperidade e a insistência em trazer a política para o púlpito são alguns dos piores males que estão assolando nossas igrejas hoje. É isso que eu penso. São duas coisas contrárias a muitas instruções bíblicas e contrarias ao espírito de Cristo. Uma terceira coisa inteiramente oposta ao evangelho é o desinteresse, o descuido e a insensibilidade para com os pobres. Nenhuma igreja é perfeita (óbvio!), mas algumas estão se afastando cada vez mais do ideal de Cristo. Fuja disso, amiga!
Se você ficar onde está, meu conselho é que você intensifique ainda mais o estudo pessoal da Palavra. Leia a Bíblia (especialmente os Evangelhos) e tenha Cristo como seu exemplo claro sempre. Compare tudo o que você ouvir na igreja com aquilo que a Bíblia diz (isso é algo que todos nós devemos fazer, não importa que igreja frequentemos). Busque continuamente sabedoria e discernimento de Deus. E continue a ter sempre bem claro em sua mente que prosperidade, politicagem e desprezo pelos pobres são coisas contrárias ao coração de Deus. E, se possível, não desista de procurar outra comunidade de fé.
Que o Senhor abençoe e guarde seus pensamentos e seu coração!
Até a próxima!
Kisses,
Su