Pergunta:

Resposta da Sú:

Oi, A.! Eu entendo o seu desafio, e acho que tem algumas coisas que você pode fazer para sair desse marasmo de férias:

  1. Peça ajuda de Deus. Talvez você imagine que ele está meio chateado com você nessa fase. Muito pelo contrário: esses são os momentos em que precisamos nos aproximar “do trono da graça com toda a confiança a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade” (Hb 4.16). Aceite a graça e a misericórdia que Deus tem sempre disponíveis para seus filhos.
  2. Se você identificou que está no rumo errado e que precisa fazer mudanças, pense em uma coisa pequena para começar. Ficar 15 minutos a menos na frente do computador ou da televisão? Usar esse tempo para ler Romanos 8? Que tal colocar um versículo curto na porta do seu guarda-roupa ou no espelho do banheiro para ler todos os dias? A cada semana, mude o versículo e reflita a respeito dele ao longo do dia. Isso é ler a Bíblia. Fale com Deus ao longo do dia, enquanto estiver escovando os dentes, lavando louça, fazendo as unhas. Isso é orar sem cessar. Claro que é ótimo ter um tempo reservado para se fechar no seu quarto, ler a Bíblia e fazer longas orações, mas não precisa ser assim com todo mundo o tempo todo. O Deus que criou o mundo pode lhe dar criatividade para se relacionar com ele!
  3. Apresente para Deus essa questão das séries, internet, etc. Eu passei por uma fase (e às vezes tenho recaídas, rsrs) em que essas coisas eram uma forma de não pensar em outros assuntos. Quando a vida parece meio complicada, é natural querermos fazer uma pausa na realidade. O problema é quando essa “pausa” começa a tomar o lugar da realidade. É interessante que, com o tempo, Deus tem mudado alguma coisa dentro de mim e diminuído meu apetite por algumas formas de entretenimento. Ainda gosto de filmes, séries e livros, mas à medida que vou resolvendo questões em outras áreas da vida, essas coisas começam a ter um lugar mais saudável dentro da rotina.

A mesma coisa vale para a parte da alimentação e atividade física.  Se possível, peça ajuda de um(a) nutricionista para orientar você nessa área. Com o apoio de um profissional pode ser bem mais fácil você desenvolver uma rotina mais saudável de alimentação e atividade física!

  1. Entenda que nós só conseguimos ter uma vida equilibrada pela graça de Deus, com forças e capacitação dele. Nosso único “trabalho” nessa história é dizer para Deus que nos queremos isso e precisamos de ajuda para dar o próximo passo que ele nos mostrar. Veja Filipenses 2.13.
  2. Peça para Deus colocar em sua mente uma pequena coisa que você possa fazer hoje para mudar esse quadro (veja item 2) e faça essa pequena coisa – um dia de cada vez.

E lembre-se de que você não está sozinha nessa jornada: Deus Pai chamou você para andar com ele, Cristo morreu e ressuscitou para salvá-la e o Espírito está dentro de você para fortalecê-la e capacitá-la.

E, é claro, você sempre pode aparecer por aqui para caminharmos juntas!

Kisses,
Su