Hello, L! Quanto a filmes de terror, temos algumas respostas sobre isso aqui mesmo no Pergunte à Su. Use a janela de busca específica do Pergunte à Su (não do blog todo) e você encontrará conversas sobre isso. Inclusive, acho que uma outra foi com você, bastante tempo atrás. Se ainda ficar na dúvida, é só escrever novamente, ok?
Acho complicado ficar analisando músicas aqui, pois letra de música é poesia, e poemas podem, de fato, ter vários significados. Se a gente não sabe qual era a intenção do autor, é difícil simplesmente categorizar como pecado/não pecado. A música que você perguntou é um bom exemplo. À primeira vista, não é legal imaginar uma realidade sem céu e sem inferno, em que cada um vive só para hoje. A Bíblia conta uma história diferente. Em contrapartida, a canção também fala de unidade e solidariedade, coisas que a gente pode experimentar em Cristo (e não por nossa própria conta). Para mais sobre esse assunto, veja este post aqui no blog: https://www.faithgirlz.com.br/e-pecado-ouvir-musica-que-nao-e-gospel/
Quanto às outras questões, Jesus diz que ele é o caminho (não um dos caminhos) para a gente chegar a Deus. E Deus, exatamente por ser amor, chama as pessoas para ser salvar em Jesus. De algum modo, ele alcança pessoas de todos os lugares do mundo e religiões. Existem livros inteiros escritos sobre esse assunto (tipo, “O fator Melquisedeque” – https://www.vidanova.com.br/livros/fator-melquisedeque-o-o-testemunho-de-deus-nas-culturas-por-todo-o-mundo).
E, quanto à Bíblia, a essência de sua mensagem não pode ser alterada porque a Bíblia é como um mapa. Imagine se, cada vez que você abrisse o Google maps, ele mostrasse uma coisa diferente? Mesmo que fossem só alterações em uma rua aqui e outra ali, não teria como usar para se orientar. Como você iria encontrar o caminho? E se o mapa mudasse durante seu percurso e você não conseguisse mais identificar onde está?
O Espírito inspirou as pessoas que escreveram a Bíblia. O Espírito trabalho em conjunto com essas pessoas para traçar as linhas do mapa, que nunca devem mudar. Depois disso, o Espírito capacitou (diferente de inspirar) pessoas para copiar, traduzir e atualizar o texto bíblico. É como se alguém pegasse o mapa e sem alterar as linhas, simplesmente mudasse a cor, ou o tipo de letra, por exemplo. O traçado é o mesmo, o que muda é apenas a forma de apresentá-lo. Assim são as diferentes versões da Bíblia. O texto é o mesmo, apenas apresentado com palavras mais atuais.
Eu participei de uma equipe que traduziu a Bíblia e posso lhe dizer que uma coisa que a gente faz é orar muuuuuito, ter muuuuito respeito pelo texto, trabalhar com vários especialistas nas línguas originais (hebraico e grego), dar o melhor de si e ter consciência de nossa dependência total de Deus. É um trabalho que exige muita humildade, muito temor do Senhor, além, é claro, de todos os conhecimentos técnicos que Deus nos ajuda a desenvolver. A Bíblia é um livro maravilhoso. Vale a pena ler pelo menos um pouquinho a cada dia. Ela é cheia de bilhetes de amor, de palavras de sabedoria, força e direção, sem as quais nossa vida fica pobre e confusa. Que o Espírito ajude você a redescobrir esse montão de coisas boas!
Até a próxima!
Kisses,
Su