Pergunta:

Resposta da Sú:

É errado preferir pão francês em vez de pão de forma? É errado gostar de música pop em lugar de música sertaneja? Claro que não! Da mesma forma, não tem nada de errado em você preferir um estilo de pregação em lugar de outro. Não estou falando de conteúdo, se é bíblico ou não, mas apenas da forma que a pessoa prega.

Conteúdo não é uma questão de preferência. É uma questão de analisar o que a pessoa diz à luz da Bíblia e ver se condiz com a Palavra de Deus.

Estilo, por sua vez, é o modo de apresentação e, portanto, vai mais do gosto de cada um. Claro que alguns aspectos do estilo também precisam ser avaliados. Um estilo irreverente, por exemplo, também não é certo. Ou um estilo impositivo e condenador, como você mencionou.

Outras coisas, porém, como tom e volume de voz, forma de se movimentar, forma de se vestir, em última análise não importam. Por exemplo, eu prefiro sermões que acompanham de perto uma passagem bíblica e que o pastor vai explicando com calma, sem gritar, sem pular de um lado para o outro ou gesticular demais. Para mim, isso tudo só causa distração e traz o risco de fugir do conteúdo bíblico. Outras pessoas preferem mais movimento físico porque as ajuda a manter a concentração naquilo que o pastor está dizendo. Como falei, nesse caso pode ser uma questão de preferência.

Não se sinta na obrigação de gostar de todos os pastores do universo, kkk. Pergunte para Deus quais mensagens são verdadeiramente edificantes e concentre-se nelas. E também não precisa ouvir dez sermões por semana. Qualidade é bem melhor que quantidade! J

Até a próxima!

Kisses,

Su