Querida M., vou ser sincera com você, amiga. Eu sou da opinião de que a gente precisa ir com muita calma em nossa vida de fé e não assumir cargos e ministérios enquanto ainda somos “bebezinhas” no relacionamento com Cristo. Como você mesma disse, é uma grande responsabilidade, que exige maturidade de vida, bom conhecimento da Palavra de Deus e experiência na caminhada com ele. Por isso, mesmo que Deus tenha chamado você para um ministério, não significa que é pra já! Às vezes ele nos chama e nos instrui a esperar, enquanto ele nos prepara. Meu conselho é que você não aceite nenhum cargo neste momento, por maior que seja o privilégio e por mais que o pessoal da igreja insista. Este é o tempo de você aprofundar seu relacionamento com Deus, estudar a Bíblia e fortalecer sua fé.
Uma das coisas que precisamos aprender no relacionamento com Deus é que, muitas vezes, não vamos sentir a presença dele. Vai acontecer de você passar dias, semanas ou mesmo meses sem ter uma percepção clara da presença de Deus, mesmo que você esteja buscando a intimidade com ele. Muitas vezes, Deus permite que isso aconteça para que a gente aprenda a basear nossa fé naquilo que a gente sabe, e não naquilo que a gente sente. Ele quer que confiemos na presença, no cuidado, na provisão e no amor dele mesmo quando não conseguimos enxergar nada disso claramente. Portanto, continue a pedir a Deus que lhe dê disposição e forças para ler a Bíblia (eu gosto do livro de Salmos e dos Evangelhos para essas fases) e para simplesmente contar para ele, ao longo do dia, as coisas que estão no seu coração. É bom ter um período diário de oração, mas você também misturar suas orações com suas atividades diárias (tipo, falar com Deus enquanto escova os dentes, toma banho, vai para a escola, lava louça, etc.). Seu relacionamento com Deus deve ser uma conversa constante, em que você vai falando para ele o que está acontecendo e em que você fica atenta para entender o caminho que ele está mostrando.
E, quanto a esses pensamentos, sempre que eles começarem a incomodar você, apresente-os para Deus. Diga: “Olha, o Senhor sabe o que está na minha mente. E o Senhor sabe que eu gostaria de não pensar dessa forma. Por favor me ajude nessa questão e me mostra como crescer e confiar no Senhor nesse aspecto”. Repita essa oração sempre que precisar, mesmo que seja umas duzentas vezes por dia! Rsrs.
E guarde em sua mente e em seu coração uma verdade muuuuito importante: sua jornada com Cristo não depende de você. Deus a chamou para junto dele. Deus salvou você e Deus vai realizar todo o trabalho de transformar sua vida. Você está salva para sempre, não importa o que você faça ou deixe de fazer. E Deus ama você ao máximo! Não tem nada que você possa fazer para ele amar você mais ou menos do que neste momento (leia Romanos 8, que é muito legal!). Tome a decisão, todos os dias, de continuar essa caminhada com ele e saiba que ele vai dar tudinho que você precisa para ficar firme.
E, sempre que tiver alguma dúvida ou quiser conversar sobre qualquer assunto, é só passar aqui. Vai ser um prazer ajudá-la em sua jornada de fé. Que Deus a abençoe, amiga!
Kisses,
Su