Olá, I.! Primeiro é importante descobrir se o que você está sentindo é preguiça mesmo. Você tem dormido direito, tipo, pelo menos oito horas todas as noites? Tem ido para a cama todos os dias no mesmo horário e acordado por volta do mesmo horário (inclusive nos finais de semana)? Muitas vezes, a sensação de preguiça é associada a falta de bons hábitos de sono. Outra coisa que pode deixá-la com menos disposição é uma alimentação desequilibrada. Você faz três refeições por dia, com um bom café da manhã e lanchinhos saudáveis no meio da manhã e no meio da tarde? Come bastante frutas, legumes e verduras? Menos disposição também pode ser falta de vitaminas, algo que um médico pode ajudá-la a corrigir. E, por fim, você faz atividades físicas com frequência? Não precisa praticar um esporte ou ir à academia todos os dias, mas pelo menos fazer uma caminhada de 15 a 20 minutos, de quatro a cinco vezes por semana. É bom lembrar, também, que a fase da puberdade e adolescência às vezes nos deixa sentindo mais sonolentas e letárgicas (devagar, quase parando).
Além disso tudo, tem a preguiça mental, que é a falta de vontade de pensar, ler, estudar. Ela também pode ser resultado de hábitos de sono e alimentação não muito saudáveis e falta de atividade física. Pode acontecer ainda, quando você gasta quase todo o seu tempo livre na frente do computador ou da televisão.
Em minha opinião, seria interessante você avaliar com cuidado essas questões todas, tomar os passos que forem necessários, conversar com seus pais e pedir o apoio e a orientação deles nesse sentido.
Outra coisa para fazer é dividir tarefas grandes em partes menores. Por exemplo, se você estiver morrendo de preguiça de arrumar seu quarto, não pense em organizar o quarto todo de uma vez. Concentre-se em ajeitar as coisas de uma gaveta, ou de uma prateleira do armário. Então, passe para outra gaveta, ou para os itens que estão no chão, e assim por diante.
Se for fazer uma lição de casa, não pense em todos os exercícios de uma vez. Concentre-se em um item do exercício de cada vez, sem se preocupar com o que virá depois. Para mim, essa divisão de coisas grandes em partes pequenas ajuda bastante em várias situações. Faça essa experiência!
E, mais importante, conte para Deus como você está se sentindo e, sempre que bater a preguiça, peça a ajuda dele para fazer o que for necessário. Ele ouve e atende!
Kisses,
Su