Pergunta:

Su. Como colaborar para que haja paz em casa? Como contribuir mais nas tarefas domésticas. Quase sempre reclamo quando tenho que fazer algo ou quando minha pede para eu fazer alguma coisa, como levar o lixo para fora. Eu até faço, mas com preguiça e emburrada, mas ao mesmo tempo me sinto culpada por isso, sendo que devo honrar minha mãe, que é mandamento de Deus. Minha mãe não me explora, na verdade ela faz muita coisa. Cozinha, lava roupa, está sempre correndo atrás das coisas, querendo proporcionar o melhor para nós. Embora nossa relação seja conturbarda. Há momentos de carinho, amor e sei que ela me ama, apesar de tudo. Ela criou meu irmão e eu desde que sempre (meu pai faleceu quando tinha 7 anos). Meu irmão mora do lado da gente (é um apartamento dividido) e eu as vezes tenho que varrer, passar pano, lavar banheiro. Ele tem esquizofrênia, e tem dias que ele está mal e não quer fazer nada. Na verdade ele sempre foi assim. Acho que também ele usa o problema dele como desculpa. Mas tem dias que ele está melhor e faz algumas coisas. O apartamento é divido, porque tem dias que ele está chato e não quer ficar com a gente e também porque ele gosta de ficar sozinho. Mas quando ele está estável, ele até fica com a gente e dorme na cama com minha mãe. E ele me leva e me busca do cursinho a noite. Hoje eu tive que limpar nosso lado do ape e o do dele, e lavar o banheiro dele e secar a varanda que minha mãe lavou. E como posso ajudar meu irmão, além de orar por ele. Ele não sabe muito bem a doença dele,e nem gosta que tocamos no assunto. Se ele soubesse e entendesse, seria menos dificil para ele e para nós. E su, quando a mulher só fica em casa e o marido trabalha o dia todo, de quem é o papel maior de cuidar da casa. Sei que o marido tem dever de cuidar e contribuir com a casa, até porquê o fato da mulher ficar em casa, não signifique que ela tenha menos trabalho, até porquê ela tem que lavar roupa da família, preparar café da manhã, as refeições, cuidar dos filhos e ajudar nos deveres de casa, organizar o quarto e roupas deles. Mas tem mulheres que não fazem absolutamente nada e o marido, tem que fazer tudo, quando chega do serviço. E embora o marido seja provedor do lar, e ele deve fazer um agrado a esposa, como pagar um jantar, um presente, demonstrar amor e carinho. Mas tem mulheres que só querem receber e não demonstrar amor pelo marido, não fazem surpresas e algumas querem exigir coisas luxuosas do marido, quando ele não tem condições de prover isso. O marido é provedor do lar, mas não tem obrigação de bancar luxo e coisas desnecessárias, quando ele não tem dinheiro suficiente para isso. Outra coisa. Como lidar com as notícias ruins, porque o mundo só tende a piorar, e está predito na bíblia, mas não quero deixar de viver por causa disso (viver de forma certa, de acordo com a vontade Deus, é claro). Desde já, obrigada. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Quanto à primeira dúvida, sobre os trabalhos domésticos, acho que já conversamos sobre isso. O primeiro passo para mudar sua atitude é exercitar gratidão. Creio que sugeri para você anteriormente de manter um caderno de gratidão, em que você anote pelo menos três motivos de agradecimento por dia (de preferência mais, rs). Olhe ao seu redor. Reconheça que tudo o que você tem é presente de Deus. E agradeça! Quanto mais você fortalecer o hábito da gratidão, menos vontade você terá de reclamar. E aplique isso às tarefas da casa. Enquanto estiver trabalhando, em vez de ficar pensando em como aquela tarefa é chata (eu entendo, pois também não gosto de trabalho doméstico, kkk), agradeça porque você tem uma casa para limpar, porque você tem saúde e forças para fazer isso, porque você tem condições de comprar produtos para essa limpeza. Se a casa está suja, é porque você mora dentro dela e desfruta das conveniências e confortos que ela oferece. Se os pratos estão sujos, é porque você tem alimento todos os dias. E assim por diante. Lembre-se, também, de que em última análise não trabalhamos para nós mesmas ou para outras pessoas (sua mãe, seu irmão, etc.). Nos trabalhos para Deus. Quando servimos a outros, estamos servindo a ele. Não é bom demais isso?

 

Quanto a seu irmão, não vejo o que você possa fazer além de orar por ele e ajudar nas tarefas práticas, especialmente se ele não conversa sobre as questões de saúde mental que ele enfrenta. A meu ver, tanto você quanto seu irmão (e sua mãe também) precisam de forte apoio psicológico para lidar com essas questões. Aliás, esse é um bom assunto para você apresentar à psicóloga. Você já está indo às sessões?

 

Quanto à divisão de trabalho entre marido e esposa, acho que você mesma já respondeu, kkk. Quem passar mais tempo em casa ou tiver de se dedicar menos tempo a outras tarefas, seja o homem ou a mulher, deve se mobilizar mais para cuidar da casa. As tarefas não devem ser divididas simplesmente por gênero. Deve ser divididas de acordo com bom senso e com a situação de cada casal.

 

Quanto às notícias, passe menos tempo online e/ou vendo tv e mais tempo fazendo outras coisas produtivas. Você não precisa assistir/ler todas as notícias todos os dias para ficar atualizada. E lembre-se de que, por mais caótico que o mundo pareça, Deus ainda está no controle. Precisamos tomar diariamente a decisão de acreditar nisso e perguntar o que ele quer que nós façamos para contribuir para o bem no mundo, enquanto Cristo não volta.

 

Até a próxima!

 

Kisses,

Su