Pergunta:

Resposta da Sú:

Su, cá estou eu, novamente te enviando uma pergunta (novidade, rsrs). 

Su, eu NÃO consigo dizer não para NINGUÉM! E isso me atrapalha às vezes. Não gosto de magoar as pessoas, não sei explicar, me sinto um monstro, culpada e malvada. Não sei o que responder quando me pedem alguma coisa. Um exemplo foi no circo (o rapaz foi muito desonesto.) estávamos eu e meu pai. Meu pai foi comprar batata frita para a gente. Assim que ele saiu. O senhor que estava do meu lado falou; ” tem três cadeira aí né? Você poderia por favor arredar para uma delas para minha filha sentar aqui?” Eu disse que sim! (Os lugares que tinham ao meu lado estavam numa visão PÉSSIMA, pois tinha um senhor beeeeeem cheio de gordurinhas e altíssimo.) quando meu pai voltou, ele teve um choque, e me perguntou se eu havia mudado de lugar, eu disse que sim, pois a filha do senhor queria sentar e não tinha cadeira pra ela. Quando fomos ver, o próprio estava sentado no lugar, no meu lugar! Enfim, pra concluir, eu e meu pai ficamos com cara de tacho, não assistimos nada do espetáculo (era impossível ver, e olha que somos altos!). As vezes eu sou MUITO ingênua, boba, sonhadora (eu ainda acredito em príncipes encantados, com todo coração!), sou muito inocente Su. As vezes não quero dizer não para não parecer mal educada, eu pensei “se eu disser não pra esse rapaz, vou me sentir uma mal educada grossa”. Então eu sacrifico meu bem estar para o bem estar dos outros. Eu só quis ser gentil nesse caso. Ele se aproveitou da minha inocência, ingenuidade. E as vezes não consigo dizer não, simplesmente porque não gosto, me sinto uma monstra! Su, me ajuda! Eu sei que preciso aprender a dizer não! Não posso aceitar tudo! Isso pode me complicar MUITO mais tarde. Beijinhos A. C.

 

Oi, A.C.! Você e suas perguntas são sempre muito bem-vindas J

Você tocou em uma questão suuuper importante, que é difícil para um monte de gente (inclusive, às vezes, para mim). Tenho a impressão de que você mesma já respondeu, em parte, sua dúvida quando disse que tem medo de magoar as pessoas e se sente mal. Quando isso acontece, é sinal de que estamos buscando a aprovação dos outros de um jeito que não é muito saudável. Sentimos um medo tão grande de perder o afeto ou a boa opinião das pessoas (até de quem não nos conhece, como o sujeito do circo!) que assumimos o papel de capacho. E, como você disse, isso complica a vida mais adiante.

Em minha opinião, valeria muito a pena você investigar de onde vem essa busca tão intensa por aceitação e esse medo de desagradar os outros. Às vezes tem a ver com a educação que você recebeu, com a situação da sua família e até mesmo com aspectos da sua personalidade. Seria legal você conversar com uma pessoa adulta de sua confiança e tentar identificar essas causas.

Enquanto isso, pense em maneiras de começar a dizer “não” aos poucos, em coisas pequenas. Escolha uma situação mais simples em que você sabe que vai ser difícil dizer “não” e concentre seus esforços em ser mais assertiva. Pode ser que o caminho para desenvolver essa assertividade seja dando um passinho pequeno de cada vez, pedindo forças para Deus. Aliás, eu sei por experiência própria que, quando a gente apresenta essa situação para Deus sempre que surgem as situações difíceis, ele nos dá sabedoria e capacidade de ser assertiva sem ser grossa ou cruel. E sabe o que mais interessante? Com o tempo eu tenho descoberto que as pessoas que me amam de verdade não deixam de gostar de mim só porque eu disse “não”. E as pessoas que nem me conhecem não vão me odiar para o resto da vida por causa disso. De modo gradativo, Deus tem me mostrado que a assertividade produz relacionamentos mais saudáveis, em que as pessoas nos respeitam e em que aprendemos a impor esse respeito do jeito correto.

Por fim, lembre-se de que a sensação de culpa nem sempre significa que você fez algo de errado. Sempre que bater esse sentimento, peça para Deus lhe mostrar se vem dele ou se é falsa culpa, algo que precisamos pedir para Deus tirar de nossa vida.

 

Kisses,

Su