Pergunta:

Su, bom, outra coisa que eu não comentei. É que aquele menino, o A, se diz cristão. Por um tempo ele dizia que não queria ir a igreja. Agora ele até diz que iria, mas aí ele começa a arranjar desculpas para não ir. Mas o problema, é que ele meio que coloca a culpa nas pessoas. Tipo, ele fala que não quer ir na igreja antiga dele, porque desde as crianças até os adultos são hipocritas que se acham demais, enfim, ele aponta todo tipo de erro nas pessoas. Aí depois ele fala que não quer ir em outra igreja, porque as pessoas vão querer falar com ele. E ele não quer ter que responder quando alguém puxar papo furado e não quer apertar a mão das pessoas. Por um tempo eu tentava fazer ele ler a Bíblia, orar. Ele parecia bem até, tipo, porque ele falava sempre que precisa mudar. Mas aí foi parando de dar certo, porque apesar dele acreditar em Deus e dizer que sabe que precisa mudar, eu não sei se ele está realmente disposto a fazer isso, sabe? Por exemplo, no começo, ele lia a Bíblia na escola no horário do almoço dele. Mas aí, ele começou a dizer que sentia muito sono, que não conseguia ler porque ele acabava dormindo. Aí ele parou. Mas algum tempo atrás, ele comprou um livro e um kindle. E ele disse que ia ler no horário de almoço, ou quando estivesse livre. Aí eu falei pra ele “Ler Bíblia que é bom, não dá né?”. Enfim, às vezes eu acho que ele quer mudar e não consegue, mas às vezes parece simplesmente que ele não quer ou que ele não tenta. Aí hoje, eu estava conversando com ele, e eu anotei umas coisas que ele me falou, pra lembrar depois. Ele falou as seguintes coisas: ”Uma coisa que me incomoda, é que nós somos o topo da evolução. Nós somos ‘A’ espécie.” “E nós somos patéticos, destruímos, somos desonestos. Nós somos uma péssima espécie e mesmo assim nós somos o melhor que tem aqui. O que é uma merda.” “Nós não fazemos nenhum sentido, é muito estranho. Nós somos irrelevantes” “Que diferença faria se eu morresse?” “No período de 500 anos, quem lembraria de mim?” “O que você faz não é importante no futuro” “Todo mundo é igualmente importante, ou seja, nada” “Eu quero viver, mas minha vida é tão importante quanto as outras, ou seja nada” “Não temos janela de tempo significante para viver” “Ser eterno é igualmente ruim” Aí ele começou a falar dessa “teoria” que ele viu. Que ao meu ver, é meio ateísta. “Assumir que existe um intelecto que controla tudo e sabe tudo e analisa todas as forças do universo, movimento dos planetas, átomos. Ele conseguiria prever o futuro, nada seria mistério. E estava escrito que as pessoas rejeitaram porque teoricamente ‘se fosse assim, as pessoas não teriam livre arbítrio” Ai ele disse que não fazia sentido, porque ele prever as coisas não influencia na atitude que as pessoas tomam e perguntou minha opinião. O que você acha Su? Sei lá, ele pareceu meio desmotivado e descrente. D.

Resposta da Sú:

Hello, D.! Com base nessas colocações que você relatou, fica a impressão de que seu amigo está passando por um momento de muitos questionamentos. Nada de errado com isso. Ao mesmo tempo, contudo, ele não parece estar sinceramente buscando em Deus as respostas para as perplexidades dele nem estar seriamente disposto a ter um compromisso com o Senhor. Não há como dizer ao certo se ele é cristão ou não (só Deus conhece o coração), mas essa falta de interesse dele em caminhar diariamente com Cristo, estudar a Bíblia e buscar pra valer as coisas de Deus é preocupante.
Como lhe disse na mensagem anterior, você pode até testemunhar para ele e compartilhar sua fé, mas a vida espiritual dele não é responsabilidade sua. A melhor coisa que você pode fazer é orar por seu amigo, pedindo que Deus trabalhe na vida dele, toque nos lugares do coração dele aos quais ninguém tem acesso.

Se faz parte do plano de Deus que seus amigo seja salvo, Deus vai providenciar os meios necessários para que isso aconteça. E, como lhe disse, é possível que esses meios não passem por você.

Resumindo: a maior e melhor coisa para fazer por ele agora é interceder pela vida e pela saúde emocional e espiritual dele, continuar vivendo seu testemunho ao caminhar perto de Deus e não se envolver romanticamente com ele para não tornar as coisas ainda mais confusas.

Continue a pedir muita sabedoria e clareza de Deus em todas as interações com seu amigo e confie que Deus lhe dará as palavras e atitudes certas, no momento certo.

Até a próxima!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.