Hello, D.! Com base nessas colocações que você relatou, fica a impressão de que seu amigo está passando por um momento de muitos questionamentos. Nada de errado com isso. Ao mesmo tempo, contudo, ele não parece estar sinceramente buscando em Deus as respostas para as perplexidades dele nem estar seriamente disposto a ter um compromisso com o Senhor. Não há como dizer ao certo se ele é cristão ou não (só Deus conhece o coração), mas essa falta de interesse dele em caminhar diariamente com Cristo, estudar a Bíblia e buscar pra valer as coisas de Deus é preocupante.
Como lhe disse na mensagem anterior, você pode até testemunhar para ele e compartilhar sua fé, mas a vida espiritual dele não é responsabilidade sua. A melhor coisa que você pode fazer é orar por seu amigo, pedindo que Deus trabalhe na vida dele, toque nos lugares do coração dele aos quais ninguém tem acesso.
Se faz parte do plano de Deus que seus amigo seja salvo, Deus vai providenciar os meios necessários para que isso aconteça. E, como lhe disse, é possível que esses meios não passem por você.
Resumindo: a maior e melhor coisa para fazer por ele agora é interceder pela vida e pela saúde emocional e espiritual dele, continuar vivendo seu testemunho ao caminhar perto de Deus e não se envolver romanticamente com ele para não tornar as coisas ainda mais confusas.
Continue a pedir muita sabedoria e clareza de Deus em todas as interações com seu amigo e confie que Deus lhe dará as palavras e atitudes certas, no momento certo.
Até a próxima!
Kisses,
Su