Querida M., para começar, o médico está interessado em sua saúde, e não no estado de seu hímen. Se ele perguntar se você é virgem, pode dizer que sim, pois é verdade. Essa pergunta não é para bisbilhotar em sua vida íntima, mas para saber qual é a melhor forma de examiná-la (existem formas diferentes de examinar virgens e não virgens). Você pode até explicar para o médico que você se masturbou e que talvez seu hímen tenha se rompido. Ele não vai julgar nem condenar você.
Além disso, com 16 anos, você já tem idade para marcar e ir à consulta sozinha. É um direito seu, por lei, entrar na sala de exames sozinha. Também é bom você saber que o médico é proibido, por lei, de divulgar qualquer informação sua para seus pais sem sua autorização, a menos que envolva caso de abuso ou algo do gênero.
Em minha opinião, você e sua mãe deveriam ter uma conversa bem honesta, na qual você pode explicar para ela que nunca fez sexo. Você também pode dizer que a confiança dela é importante e que nenhuma mãe deve levar a filha ao ginecologista só para saber se é virgem ou não. A consulta médica é para cuidar de seu bem-estar. Também é bom lembrar que sua mãe já foi adolescente e é quase certeza que ela também se masturbou, como você. Então, qual é o problema? Se você está dizendo a verdade sobre sua virgindade, fique tranquila. O ideal é que sua mãe acredite e confie em você, mas não dá para controlar os pensamentos dos outros.
E, mais importante de tudo: converse com Deus sobre essa situação, conte para ele o que está acontecendo e peça direção e clareza dele. Deus gosta muito de nos ajudar em todas as nossas questões!
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!
Kisses,
Su